quinta-feira, 30 de março de 2017

A pessoa e as qualidades de um líder


Nos dias hodiernos, muitos se intitulam pastores e usam o texto de I Tm 3, 1 "Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado excelente obra almeja" com a desculpa que todos devem "desejar ser" um pastor, se esquecendo principalmente em ser um servo.

O Apóstolo Paulo se refere a tarefa a ser exercida, pois é louvável a Deus; entretanto "desejar" significa dirigir o coração a algo, pois a liderança é uma excelente obra. Muitos "querem ser ou desejam ser", outrossim notamos a “omissão” do "ofício ou serviço a ser desenvolvido", pois o título não deveria ser tão valorizado ao ponto que somente isso, seja importante, mas ambos tem suas relevâncias (I Tm 5, 17, I Ts 5, 12-13, Hb 13, 17).

A palavra "episcopal" em nenhum momento destaca posições ou diferenças eclesiásticas, mas tem como objetivo de enfatizar a função exercida como um guardião, superintendente, supervisor e líder espiritual; Pois a principal motivação deve ser pelo desejo do bem estar do povo de Deus, em servir o próximo e não em busca da posição, título e interesses, mas reconhecendo a missão onerosas que é incômoda e sobrecarrega; concomitantemente tendo certeza que o cumprimento desse nobre serviço é altamente satisfatória quando exercemos para a glória de Deus.

Partindo do pressuposto, Jesus é o verdadeiro exemplo nas qualidades de um líder em João 13, 5, mostra a atitude de lavar os pés dos discípulos; ato comum nos tempos bíblicos, pois as viagens a pés nas estradas empoeiradas da judeia, tendo como proteção o uso de sandálias, se fazia necessário esse costume como sinal de hospitalidade; sendo um serviço do servo mais simples da casa; mas Jesus em obediência a Deus e humildade, o fez, pois Ele veio para servir e não para ser servido, Marcos 10, 42-45.

Infelizmente vivemos uma época que muitos líderes, apenas desejam a posição, poder, fama, reconhecimento e autoglorificação, forçando as pessoas servirem as suas vaidades humanas gananciosas.

No entanto existem padrões e regras baseadas na Bíblia para serem seguidas, advertindo para ter muito cuidado na escolha de um líder "A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro" I Tm 5, 22; Para evitar a punição de um líder, não se apresse na escolha, primeiro investigue a existência de problemas ou pecados, pois a personalidade de uma pessoa é revelado com o tempo; Se a escolha for rápida, estaremos fazendo um exame superficial dos erros ou das boas qualidades, escolhendo homens mal qualificados e os bem qualificados poderão ser esquecidos e não identificados; Por isso precisamos seguir as Escrituras, orar e solicitar a direção de Deus que trará bons resultados para a igreja do Senhor Jesus.

Mesmo aplicando tais orientações não estaremos isentos de pecados e falhas na igreja e na liderança; Caso venha aconteça e o líder persista no erro, deve ser repreendido com propósito de restauração e maneira justa para que os demais tenham temor a Deus e não cometam os mesmo pecados; Dessa forma demostraremos nossas convicções de acordo com a Palavra de Deus e a oposição ao pecado, nos conservando puro e tendo capacidade de escolher quem pode servir a igreja ou não.

Mas como procurar saber quais as qualidades para um verdadeiro líder? A práxis constante das Sagradas Escrituras, gera um padrão na pessoa e na qualidade de um líder; Em I Pedro 5, 1-4 instrui o líder a ter responsabilidade de conduzir a igreja por meio do genuíno ensinamento, ter maturidade e ser equipado para combater qualquer heresia, com as seguintes qualidades de:

"Apascentar" guiar, cuidar e pastorear não por força, voluntariamente por amor, consciente da necessidade de servir a Deus e as pessoas;

Não por torpe ganância, sabemos que os líderes recebiam pagamento pelo seu serviço e ofertas para os necessitados, no entanto não tornariam ricos e gananciosos, como acontece hoje; Pedro adverte para tomarem cuidado com a ambição ao dinheiro, tendo ânimo pronto e desejo de servir;

Não como tendo domínio sobre a herança de Deus, não ser ditador, mas cuidar e não abusar da autoridade para não prejudicar as pessoas por suas vaidades e caprichos.

I Tm 3, 1-13, descreve sobre uma vida irrepreensível, que não há falhas no comportamento e nada exista para qualquer tipo de acusação; ter caráter ilibado de boa reputação na igreja e na sociedade;

Marido de uma mulher, alguns teólogos tiveram varias interpretações, como no caso de não ser casado, ideia que teve força, porque os falsos ensinadores proibiam o casamento (I Tm 4, 3), No entanto, devemos descartar esta hipótese, pois Paulo e Timóteo não eram casados e instruíram os que queriam casar, para quem fizesse tal escolha (1 Tm 5, 14, I Co 7, 25-33); caso for casado, deve ser um homem de única mulher, posicionando-se contrário ao mundo que não conhece a Deus, pois a Bíblia não aceita o casamento por conveniência, mas exige fidelidade e participação, (Gn 2, 24) e se tornarão uma só carne;
Ser temperante ou vigilante, seria outra maneira de dizer que o líder tem discernimento firme e equilibrado, cauteloso;

Ser sóbrio, vida com moderação, limites, não ser radical e não ser liberal, mas ter “equilíbrio”;

Ser honesto, ter uma boa reputação, sincero, refere-se ao respeito social, comportamento digno;

Ser hospitaleiro, era uma cultura difundida no Oriente Médio e no Antigo Testamento (Hb 13, 2), havia a necessidade da hospitalidade na igreja primitiva, pois eram raríssimas as hospedarias, e muito usadas apenas por ladrões e meretrizes;

Aptos para ensinar, dever e responsabilidade de entender e ser capaz de ensinar as verdades da Palavra de Deus, sabendo lidar com os falsos pregadores e ensinadores que destorcem o genuíno Evangelho;

Não pode ser dado ao vinho, seus reflexos, sua mente não podem ser obstruídas por nada, mas deve ser cheio do Espirito de Deus (Ef 5, 18);

Não pode ser espancador, uma pessoa violenta ofende outros de forma (verbal, física, sexual e até mesmo espiritual) é insegura e insensível;

Deve ser moderado e não contencioso, livre da aspereza, severidade, violência, contenda, briga, discussão e falatórios;

Governar bem a sua casa, administração misericordiosa que traz direção, orientação, amor, compaixão e firmeza;

Não pode ser neófito, não ser menino na fé “imaturo”, mas ter conhecimento e firmeza da Palavra de Deus;

Ensoberbecendo-se caíra na condenação do diabo, da mesma maneira que Satanás caiu por causa do seu orgulho; Não devemos dar responsabilidades para pessoas novas na igreja e sem maturidade, pois podem ser alvos da tentação do orgulho, da emoções e razões, ao ponto de ser influenciado por pessoas inescrupulosas “desonestos ou desleais;

Boa reputação com os de fora, significa manter um padrão de exemplo, não ser impedimento para as pessoas aceitarem a Cristo. Bem como devemos ser líderes com grande respeito ao sumo e bom pastor “JESUS CRISTO” (João 10, 11-14), agindo dessa maneira, teremos grande recompensa do Senhor nosso Deus e ganharemos muitas almas para Jesus.

Pr. Charles Fernandes - CIADESCP /CGADB
Bacharel em Teologia, Administração Financeira
Pós-graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Superior Interdisciplinar - Artigo escrito para a editora FAEST.

Nenhum comentário:

Postar um comentário