segunda-feira, 10 de abril de 2017

Tribunais.


Se algum de vocês tem queixa contra outro irmão, como ousa apresentar a causa para ser julgada pelos ímpios, em vez de levá-la aos santos? 1 Coríntios 6:1

Somos sabedores que existem muitos casos que devem ser levados as autoridade legais, para serem tomadas as devidas decisões judiciais e não podemos negar isso.

Mas quero tratar aqui nesse artigo, referente o caso de pessoas convertidas a Jesus Cristo através do evangelho, principalmente lideres (pastores, evangelistas, presbíteros, diáconos, cooperadores); Então, como fica esse tipo de situação?

Paulo no texto de 1 Coríntios 6, 1-4, escrevia para crentes gentios sem grande conhecimento dos costumes judaicos, mas qualquer judeu entenderia de imediato a repreensão por intermédio desse texto, pois o mesmo teria instrução desde a sua infância referente a esse assunto, pois não deveriam apelar pela justiça em questões de natureza religiosa.

Podemos compreender, que as pessoas não crentes e não conhecedoras da Palavra de Deus, não saberiam resolver questões entre irmãos da igreja, pelo motivo de viverem padrões diferentes dos cristãos e não entenderiam certas questões espirituais.

Outrossim o Apóstolo Paulo esperava que os crentes, sendo verdadeiros convertidos a Cristo, dotados de sabedoria divina e tendo o discernimento espiritual, saberiam que seria impróprio levar questões de ordem espiritual a tribunais seculares.

Vejam que somos coerdeiros de Cristo e julgaremos o mundo na segunda vinda de Cristo (2 Tm 2, 12; Ap 3, 21, 20,4), isso nos mostra um grande motivo para não levarmos as nossas disputas a tribunais, pois seria um testemunho muito pobre e demonstraria a nossa falta de unidade na igreja.

Paulo estava ensinando que teremos um privilégio glorioso e deveríamos ser capazes o suficientes de resolvermos as coisas pertinentes dessa vida entre irmãos.

Entretanto, pelo grande motivo da vaidade humana, o orgulho, a busca do poder incessante e a ganância tem levado muitas pessoas ao desentendimento desordenado. Tal fato está conduzindo muitos a esquecerem de usar a sabedoria e o discernimento do Espírito Santo, para serem pessoas suficientemente equilibradas a decidirem certas questões.

Que tipo de testemunho estamos apresentando ao mundo? Será que nossa conduta está de forma ilibada?

Os nossos assuntos particulares estão sendo resolvidos com os líderes que tem respeito em nossas congregações? ou as nossas atitudes estão prejudicando a proclamação do genuíno Evangelho de Cristo?

Reflita! este assunto

Deus te abençoe

Pr.Charles Fernandes - - CIADESCP / CGADB
Bacharel em Teologia, Administração Financeira
Pós-graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Superior Interdisciplinar

Nenhum comentário:

Postar um comentário