segunda-feira, 6 de março de 2017

Qual a finalidade do livro de MALAQUIAS?


Primeiramente devemos saber que o propósito do Livro de Malaquias é confrontar o povo com seus erros e pecados, bem como restaurar o relacionamento do povo com Deus.

Pois bem, vejamos algumas passagens Bíblicas que tem gerado dúvidas para as pessoas, por muitos ditos líderes terem distorcido o verdadeiro significado dessa maravilhosa Palavra de Deus.

MALAQUIAS 3, 8 – VEJAMOS: ROUBARÁ O HOMEM A DEUS? Significa que eles estavam roubando a Deus, não trazendo as ofertas exigidas pela lei de Moisés, substituindo-as por animais defeituosos; também não trouxeram as ofertas necessárias para o sustento do ministério e do culto no templo.

TODA A PROVISÃO QUE ERA DESTINADA PARA DEUS E PARA O TEMPLO, FOI SUBSTITUÍDA E ABSORVIDA PARA SEUS INTERESSES PRÓPRIOS, SIMPLESMENTE ESQUECERAM DA PARTE ESPIRITUAL, em outras palavras roubaram com abuso comercial, procuraram somente riquezas e prazeres como alvos da vida, sendo um bando de hedonistas (do grego hedonê, "prazer", "vontade" própria), servindo a si mesmos, esqueceram de Deus, negligenciaram a fé e ocupados em autoglorificação.

O DIZIMO era o mecanismo para sustentar os levitas (Lev. 27.30-31), havia outro dizimo em favor dos levitas e suas famílias, para suas refeições no templo (ver Deu. 12,18, para a natureza destas ofertas extras). TAMBÉM EXISTIA OFERTAS ESPECIAIS PARA OS POBRES (Dt. 14,28-29).

MALAQUIAS 3, 9 – PORQUE A MIM ME ROUBAIS, VÓS, A NAÇÃO TODA, esta citação significa ser um negócio ruim reter todo o dinheiro e recursos para si próprio, enquanto há muitos necessitados por aí. Veja que a generosidade faz o dinheiro fluir para todos.

“Nenhum homem jamais perdeu coisa alguma servindo a Deus com todo o coração, e nenhum homem ganhou nada servindo a si mesmo com todo o coração" (Fausset, in loc.).

MALAQUIAS 3, 10 – Significa que Deus encoraja a generosidade, prometendo que o homem (gênero humano) generoso verá as bênçãos de Deus caindo dos céus em abundância, Ele o nosso SENHOR vai te recompensar em tudo que fizeres com bondade sem esperar nada em troca, ou melhor, sabe aquelas pessoa que querem barganhar com Deus? Não serão contemplados por essa benção. Bem como a Lei Moral da Colheita segundo a Semeadura será comprida, Gálatas 6, 7-8. Saibamos que existem leis espirituais, entre as quais, a que governa a generosidade.

Vejamos ainda o que significa CASA DO TESOURO e provai de MIM - Havia salas especiais no templo para armazenar os DÍZIMOS DE GRÃOS E AS PRIMÍCIAS (ver I Reis 7.51; Nee. 10.38; 13.12). Então quem for GENEROSO receberá muitas bênçãos, e não haverá espaço para armazenar tudo o que obtiver das mãos de Deus (principalmente bençãos ESPIRITUAIS).

ATENÇÃO! Vamos ler Malaquias 2

1 Agora, ó sacerdotes, este mandamento é para vós.

2 Se não ouvirdes e se não propuserdes, no vosso coração, dar honra ao meu nome, diz o Senhor dos Exércitos, enviarei a maldição contra vós, e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e também já as tenho amaldiçoado, porque não aplicais a isso o coração.

3 Eis que reprovarei a vossa semente, e espalharei esterco sobre os vossos rostos, o esterco das vossas festas solenes; e para junto deste sereis levados.

ANALISANDO O VERSÍCULO SUPRACITADO – O significado de Descendência, para alguns intérpretes entendem que a palavra hebraica refere-se à agricultura, não aos descendentes; Mas a palavra é literalmente semente. Então, fazendo uma comparação, entendemos que a palavra “descendência” é voltado para a agricultura e todos os descendentes reprovados sofreriam consequências de seu erros e pecados por intermédio de Deus, incluindo os sacerdotes que desonraram o Nome de Deus.

ATIRAREI EXCREMENTO AOS VOSSOS ROSTOS, o texto no mostra que os levitas tinham a desagradável tarefa de tirar o esterco da corte do templo, assim aqueles homens iníquos seriam lançados fora juntamente com toda a sujeira do lugar. Como de fato, eles se tornaram pior que o esterco vivo que poluiu o templo e o culto. Então o esterco que deveria ser removido da área sagrada, seria jogado no rosto dos sacerdotes apóstatas.

OUTROSSIM, muitas pessoas usam o texto de Mateus 23, 23 - “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas”.

O texto supracitado em Mt 23, 23, demonstra a hipocrisia exercida pelos escribas e fariseus que tinha a grande preocupação na obediência na Lei (dando o DÍZIMO e até mesmo das menores colheitas). Mas esqueciam do principal que era TRATAR CORRETAMENTE AS PESSOAS e CONSTRUIR UM RELACIONAMENTO CORRETO COM DEUS, sendo o JUÍZO, A MISERICÓRDIA e a FÉ.

Por exemplo: Somos fiéis em doar ao TEMPLO 10% de nossas rendas, MAS NOS RECUSAMOS EM AJUDAR OS NECESSITADOS.

No final do versículo supracitado me chama muito atenção e me deixa preocupado “ porém, fazer estas coisas, E NÃO OMITIR AQUELAS” Não devemos em hipótese alguma OMITIR as coisa importantes, veja que nesta citação JESUS não estava invalidando a fidelidade à lei de Deus, MAS CONDENANDO DETALHES FÚTEIS que invalidavam e estavam substituindo O VERDADEIRO SENTIDO DE SERVIR A DEUS e da VERDADEIRA RELIGIÃO, em função ao próximo exercendo a misericórdia AOS NECESSITADOS.

MALAQUIAS 3, 11 – Este texto significa, que muitas coisas podem acontecer para as nossas vidas espirituais caso não venhamos andar de acordo com os preceitos da Palavra de Deus. Israel era uma sociedade agrícola, e os DEVORADORES QUE ERAM AS PRAGAS, SECA ETC, eram ameaças constantes para a agricultura do povo de Israel. Mas Deus o Senhor dos Exércitos falou que defenderia o povo em seu favor, caso fossem generosos com suas contribuições e obedecessem a Lei de Deus.

Deus vos abençoe

Pastor Charles Fernandes - CIADESCP /CGADB
Bacharel em Teologia, Administração Financeira
Pós-graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Superior Interdisciplinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário