terça-feira, 28 de março de 2017

Relacionamento com as autoridades - Romanos 13.


Devemos lembrar, que Paulo escreve esse ensinamento para os seus leitores imediatos que estavam em Roma, que era a capital do poderoso império Romano. Lá existia um pequeno grupo de crentes que viviam dentro da grande estrutura social Romana, para obedecer e respeitar às autoridades.

Sabemos que não era preciso muito esforço para provocar qualquer acusação e tampouco o silencio e a submissão não iria garantir a paz, mas permitiria a garantia da propagação e a capacidade de compartilhar o evangelho por algum tempo, com o objetivo da transformação daquela sociedade.

Porque não há autoridade que não venha de Deus – Veja que Deus permite a toda autoridade “lideres” que exerçam suas funções sob a sua soberana vontade, pois a função de uma autoridade é agir em favor do dever de proteger e servir as pessoas. Quando as autoridades esquecem e deixam de servir exercendo o poder que foi permitido a elas, estarão traindo suas responsabilidades para com o povo e tenha certeza que irão responder suas atitudes a Deus.

Todos nós devemos respeitar qualquer autoridade e obedecer as leis que regem uma nação, caso não venhamos obedecer, estaremos desobedecendo a Deus e seremos condenados.

Dentro desses aspectos, foi gerado algumas indagações, como por exemplo:

a) Alguns cristãos acreditam por existir tanta corrupção, não devam ter nenhum envolvimento com o governo ou “autoridade”, alguns pensam que não podem trabalhar para o governo, votar nas eleições ou até mesmo servir as forças armadas.

b) Outros acreditam que Deus concedeu autoridades para o estado e autoridades para a igreja, sendo que os cristãos podem trabalhar para ambos, mas não podem confundir que o ESTADO TRABALHA PARA O MATERIAL e a IGREJA PARA O ESPIRITUAL, com finalidades totalmente diferentes, se completam e não trabalham juntos.

c) Outros acreditam que os cristãos devem tornar o estado melhor através de seus envolvimentos, por intermédio da política, elegendo cristãos e lideres para cargos de grande significância, influenciando a sociedade para o bem. Entretanto o estado e a igreja teriam que trabalhar juntos para o bem de todos.

Em nenhuma dessas indagações supracitadas, vão nos mostrar a se recursar ou ser contra os regulamentos das leis que regem uma sociedade, para que não venhamos respeitar qualquer diretriz. Mas, precisamos saber e ficar bem esclarecido, QUE QUALQUER VIOLAÇÃO AOS PRINCÍPIOS MORAIS REVELADOS POR DEUS NÃO DEVEMOS NOS SUBMETER OU ACEITAR.

O governo e as autoridades podem exigir respeito, obediência, pagamentos de impostos e honras;

Saiba que nunca devemos desobedecer a Deus, por questões particulares contrária a nossa lealdade a Ele;

Temos exemplo em Atos 5, 29 “Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens”, neste caso eles teriam que divulgar o evangelho obedecendo a Deus que esta acima de qualquer autoridade, mas foram presos, torturados e executados em obediência e convicção na missão da propagação do genuíno Evangelho.

A sociedade precisa de autoridades e de limites para assegurar o bem estar e a segurança de todos; Mas nós cristãos não devemos abusar de nossa liberdade em Cristo com desculpas para desobedecer as autoridades constituídas e as leis que regem nosso ESTADO e PAÍS.

Devemos tomar cuidado para não sermos regidos pelos nosso desejos pecaminosos “orgulho, arrogância e nossas próprias razões mesquinhas” em querer desobedecer ou ser contra as autoridades, caso contrário tenha certeza que você não estará sendo dirigido pelo Espírito de Deus.

Concluindo entenderemos O MOTIVO QUE PAULO ESCREVEU, que foi justamente para ensinar os crentes, que deveriam pagar os seus imposto e se submeter as autoridades daquela época, por isso só observamos essa referencia somente nessa carta aos Romanos, pois os impostos e seus abusos estavam trazendo desconforto ao povo de Deus.

Caso os cristãos não viesse a pagar os impostos e não obedecer as autoridades, atrairiam toda atenção gerando um risco desnecessário para eles.

Atenção! Não estamos isentos de cumprir os nossos deveres com as autoridades, mas essa obrigação também alcança a outras pessoas, INDEPENDENTE DE SER UMA AUTORIDADE OU NÃO, REFERENTE A HONRA E RESPEITO (Rm 13, 7).

Deus te abençoe

Pr. Charles Fernandes - CIADESCP /CGADB
Bacharel em Teologia, Administração Financeira
Pós-graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Superior Interdisciplinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário