quarta-feira, 22 de março de 2017

Fé e Obras.


“A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo”. Tiago 1:27

religião pura e imaculada - Tiago quer nos explicar uma religião em serviço prático e pureza pessoal, pois está intimamente ligada a uma obediência a Deus referente ao nosso comportamento, entretanto na trata-se de uma observância perfeita de regras, mas da nossa fé interior expressa em nossa vida cotidiana. Bem como nosso comportamento tem que estar de acordo com a nossa fé (I Co 5,8).

Órfãos e viúvas – São intensamente mencionados na igreja primitiva pelo o motivo de serem o mais necessitados “pobres” na Israel do século I. As viúvas por não ter acesso a herança que eram repassadas para seus filhos primogênitos e não podiam ter emprego conforme o costume na sociedade judaica, ficavam a merce e sem ajuda para seu sustento, por isso Paulo teve preocupação com a viúvas em suas igrejas (I Timóteo 5).

Obs. Quando a igreja se preocupa com o necessitado, estará colocando em prática a Palavra de Deus.

e guardar-se da corrupção do mundo – Para nos guardar da corrupção do mundo precisamos nos proteger em ter um comportamento ético moral de Cristo. Dessa forma não podemos ser iguais ao mundo onde seus valores são baseados no dinheiro, poder e o prazer.

Tiago fala que a fé sem obras é morta (Tiago 2, 26) e Paulo diz que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei (Rm 3,28), parece algo contraditório, mas Tiago apresenta seus escritos verdadeiros para complementar este ensinamento.

Preste atenção! Conforme supracitado,

homem é justificado pela fé, sem as obras da lei, neste texto Paulo estava dando uma resposta aos judaizantes, que acreditavam que as obras, seriam a circuncisão, a observância da lei e as cerimônias, sendo relevantes para a salvação.

No texto de Tiago, quando menciona que a fé sem obras é morta, o mesmo estava respondendo para as pessoas que acreditavam que através de uma concordância intelectual era suficiente para adquirir a salvação. Na realidade as obras não devem somar à fé; Mas, a verdadeira fé inclui as obras.

João 6, 28 e 29, Pergutaram-lhe, pois: Que havemos de fazer para praticarmos as obras de Deus?
Jesus lhes respondeu: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.

Podemos entender que a vida eterna é um dom, e a obra que Deus exige de cada um de nós, é que creiamos em Jesus Cristo.

Efésios 2
8. Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;
9. não por obras, para que ninguém se glorie.

A salvação vem somente pela graça e foi reservada para esse fim por intermédio da fé. 

Entretanto NINGUÉM pense que crer seja uma obra necessária para receber a salvação. 

Pois Paulo acrescenta que as pessoas não tem o crédito por crer, porque isso é um DOM DE DEUS. 

Então, para você entrar no Reino dos céus é somente pela fé, bem como é algo dado por Deus, e não adianta apenas querer realizar obras em relação a uma religiosidade e tradição; outrossim, Deus exige uma obediência em nosso comportamento, atitudes e caráter.

fé sem obras é morta – A fé que salva e a fé que fica evidentemente claro por intermédio dos atos que produzimos, caso contrário é sem efeito e morta.

Analisando o texto de Tiago, abaixo:

“E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma”. Tiago 2:15-17

Tiago nos traz um exemplo de algum provável membro da igreja que estava passando por necessidade. Imaginamos agora, alguém que não tenha roupas para se aquecer e lhe falte alimentos, isto significa uma situação de extrema necessidade.

SERÁ QUE ESTAMOS AGINDO COMO UMA VERDADEIRA IGREJA DE JESUS?

Infelizmente estamos esquecendo de muitas pessoas que estão sem um lugar adequado para morar e sem condições financeiras.

Faço essa pergunta para cada um de nós. vamos continuamos a aceitando esse tipo de evangelho barato? em que você tem que dar tanto em dinheiro para ganhar tanto em bênção ou vamos continuar aceitando essa banalização do evangelho? onde muitos líderes estão se enriquecendo e se dos esquecendo dos necessitados.

Tiago 2, 16 – Que proveito virá daí?

Tenha certeza que poderemos fazer alguma coisa pelos necessitados, pois Deus tem nos dado o suficiente. Mas muitas das vezes vamos apenas com as mãos vazias e só levamos a oração e a Palavra de Deus.

A pergunta de Tiago faz cada um de nós repensar e ver que temos a obrigação de ajudarmos com ações concretas, pois somente com palavras, nossas ações não resultam em nada.

Agora já compreendemos que as obras são os frutos da fé em prática, caso contrário será morta ou inútil; Lembre-se também que as duas não podem estar separadas.

Saiba que em nossas dificuldade somos aperfeiçoados, se mantivermos perseverança e confiança em Deus, pois a nossa fé é produzida em nossa obediência na prática da Palavra de Deus. (Tiago 2, 22).

“Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta”. Tiago 2:26

Sem acreditar ou sem fé, o cristianismo seria apenas um conceito; Mas poderemos chegar a uma conclusão que a nossa ação de acordo com a Palavra de Deus é a obediência genuína voltada na preocupação com os nosso semelhantes, pois somos chamados para servir sem discriminação, mas ajudando com boa obras a todas as pessoas.

Deus vos abençoe

Pr.Charles Fernandes
Bacharel em Teologia, Administração Financeira
Pós-graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Superior Interdisciplinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário