sexta-feira, 3 de março de 2017

Dízimos, Ofertas e Contribuições


Primeiramente, toda a minha exposição é com grande TEMOR a DEUS e respeito a todos os senhores e senhoras

ATENÇÃO!

NÃO SOU CONTRA A CONTRIBUIÇÃO, mas vou defender sempre e conforme a PALAVRA DE DEUS, que nossa CONTRIBUIÇÃO deve ser VOLUNTÁRIA.

Sou testemunha viva de ser abençoado por Deus, em todos os aspectos na minha vida, por sempre abrir o meu coração para a obra de Deus.

Vejamos alguns textos da Palavra de Deus.

Abraão deu o dízimo a Melquisedeque quando ainda não havia mandamento para se contribuir com o dízimo. EM RESPOSTA LEIA E ANALISE QUE O DÍZIMO ERA UMA CULTURA DO POVO e DEUS SE REVELA A ELES POR INTERMÉDIO DA CULTURA.

Outrossim, SEM DÚVIDA O DÍZIMO ERA UM PRINCÍPIO OBSERVADO POR VÁRIOS POVOS e não somente pelos hebreus. Poderemos encontrar algo similar na cultura helenística (no caso dos tarentinos, que deram dízimos depois de terem obtido uma vitória sobre os paucetianos).

O DÍZIMO É ANTERIOR À LEI, Então o fundamento do DIZIMO NÃO É A LEI, E SIM A FÉ.

QUANDO ABRAÃO ENTREGOU O DÍZIMO A MELQUISEDEQUE, ele estava reconhecendo que Melquisedeque era superior a Abraão, podemos entender que DEVEMOS ENTREGAR TUDO A DEUS (pois ELE é superior) em tudo na nossa vida, bem como seremos abençoado pelo SENHOR.

HEBREUS 7, 7, o texto dentro de uma hermenêutica correta, está querendo dizer: Para os leitores originais, Melquisedeque sendo sacerdote do Deus Altíssimo, tinha o poder de abençoar. Portanto, era superior a Abraão. A benção era um ritual significativo transmitido dos pais para os filhos, bem como de pessoas proeminentes para as menos proeminentes. Então, segue aquele que tem poder para abençoar e obviamente maior do que aquele que está sendo abençoado.

O DÍZIMO FOI UMA OFERENDA (coisa que se oferece, presente, dádiva, oferta) DE GRATIDÃO A DEUS, mostrando-se generoso com seu sacerdote ou representante. Bem como o DÍZIMO FOI DOS DESPOJOS TOMADOS AO ADVERSÁRIO, VISTO QUE OS BENS VOLTARAM AOS SEUS PROPRIETÁRIOS.

GÁLATAS 3.17 – DEVEMOS SABER QUE o Apóstolo Paulo estava falando que A LEI VEIO DEPOIS DA PROMESSA FEITA A ABRAÃO, bem como a lei não invalida a promessa, não melhorou e não substitui; (A promessa é pela fé e por meio da Graça). Bem como a Lei se torna um adversário opressor apontando para os nossos defeitos, Mas a promessa nos concede a justificação pela fé.

ROMANOS 4.13-14 – significa QUE A PROMESSA É BASEADA NA FÉ E NÃO POR UM CONJUNTOS DE LEIS QUE NA ÉPOCA DE ABRAÃO AINDA NÃO EXISTIA. No versículo 14 aprendemos, se pessoas tivessem que obedecer a lei e fossem boazinhas para ser salvas, de fato essa situação aniquilaria a promessa de Deus, POIS A PROMESSA É PELA FÉ.

Gálatas 3.26 – PAULO ESTA ENSINANDO QUE SOMOS FILHOS DE DEUS PELO INTERMÉDIO DA FÉ, mas ele FALA DE NOSSO RELACIONAMENTO QUE TEMOS UNS COM OS OUTROS DEPENDE DA MANEIRA COMO NOS RELACIONAMOS COM DEUS, seremos filhos da mesma família SE TIVERMOS O MESMO PAI ESPIRITUAL.

HEBREUS 7, 1 – Esse livro nos ensina que JESUS CRISTO é o SUMO PASTOR, pois Ele é superior a Melquisedeque e a qualquer líder ou autoridade religiosa, Pois bem, O IMPORTANTE É QUE VENHAMOS APRENDER A VERDADE ESPIRITUAL A RESPEITO DE CRISTO E SEU SUMO SACERDÓCIO.

HEBREUS 7, 2 – neste texto é mostrar o propósito de Abraão teve que homenagear a Melquisedeque, reconhecendo ele como uma posição superior, tanto temporal como espiritual.

A menção do «DÍZIMO», mostra-nos que se tratava de um a instituição mais antiga que a legislação mosaica do AT (Antigo Testamento).

Dentro da narrativa Bíblica, podemos observar o um fato que envolveu a Jacó, após a sua visão quando ele consagrou a Deus a décima parte de toda a sua propriedade, caso viesse a retornar em segurança à sua terra (ver Gên. 28:22). NÃO PARECE QUE NESSA ÉPOCA, HOUVESSE QUALQUER ENTREGA REGULAR DE DÍZIMOS COM PROPÓSITOS RELIGIOSOS.

O PRIMEIRO DÍZIMO FORMAL EXIGIA A ENTREGA DE UMA DÉCIMA PARTE DO PRODUTO DA TERRA E DAS PROPRIEDADES ANIMAIS, para uso dos que ministravam as coisas religiosas, para seu sustento, bem como para o sustento das instituições religiosas.

O DÍZIMO (chamado «terumoth») ERA DADO AOS LEVITAS COMO RECOMPENSA PELO SEU SERVIÇO, MAS TAMBÉM ERA EXIGIDO QUE DESSEM A DÉCIMA PARTE, QUE SE DESTINAVA AOS SACERDOTES. (Ver Núm. 18:21-28 e Lev. 27:30-33, quanto ao DÍZIMO, NO DIZ RESPEITO AOS LEVITAS).

ALÉM DO DÍZIMO NORMAL, havia ofertas e dízimos especiais. (Ver Dt. 12:5-18).

PARECE QUE UM SEGUNDO DÍZIMO ERA APLICADO A PROPÓSITOS DE FESTIVIDADES.

A CADA TERCEIRO ANO, deveria SER DADO ESSE DIZIMO festival, ou talvez ainda outro, aos LEVITAS E AOS POBRES.

Pergunto aos senhores e senhoras, ESTAMOS ENTREGANDO O DÍZIMO AO POBRES?

Alguns consideram que o suposto «terceiro» dízimo seja apenas o segundo, que aqui receberia outro nome. Mas há estudiosos que pensam que, de fato, está em foco um terceiro dízimo adicional. JOSEFO ESCREVE DECLARADAMENTE que uma décima parte deveria ser dada aos sacerdotes e levitas; que outra décima parte era destinada a saldar as despesas das festividades religiosas de Jerusalém; e que uma TERCEIRA DÉCIMA PARTE DEVERIA SER DADA AOS POBRES.

Obs. ENTÃO DEVEMOS APLICAR O DÍZIMO COMO NOS ENSINA A BÍBLIA.

HEBREUS 7, 3 - Este versículo tem PROVOCADO TODA A FORMA DE DIFICULDADE PARA AQUELES QUE PENSAM SER NECESSÁRIO INTERPRETAR ESSAS COISAS LITERALMENTE, no tocante à personagem retratada no AT sobre Melquisedeque.

Se realmente ele não tinha nem pai e nem mãe, se ele não nasceu e nem morreu, Portanto, só nos restaria pensar que ele foi alguma figura do próprio Cristo, sendo o inicio, meio e o fim. Portanto o que fica «subentendido» acerca de Melquisedeque, pelo «silêncio» (pois não houve «registro» que marcasse seu começo e seu fim) que literalmente no caso foi o FILHO DE DEUS, a quem simbolizava.

HEBREUS 7, 4 - considerai...» No grego temos o verbo «theoreo», que nos evangelhos que suplanta os antigos caminhos e nos apresenta um novo e vivo caminho, comumente significa «contemplar», «perceber», «considerar», embora um melhor caminho de acesso a Deus. SIGNIFICA que ABRAÃO DEMONSTROU SUA SUJEIÇÃO E QUE O SACERDÓCIO DE CRISTO É MAIOR DO QUE ABRAÃO.

DÍZIMO...» O emprego desse vocábulo permite que o autor sagrado introduza três ideias em seu argumento, na seguinte maneira:

a) Os Levitas exigiam o dízimo de seus irmãos de raça;

b) A lei determinava obrigação ao dízimo, (sabemos que os levitas dependiam somente do templo); 

c) Quando Abraão pagou os dízimos, ele representava, por assim dizer, a nação inteira, pelo que também todos os descendentes de Abraão devem LEALDADE a CRISTO.

HEBREUS 7, 8 – significa que é um « argumento em favor da imortalidade». é óbvio que Abraão, Levi e seus descendentes (incluindo todos os sacerdotes) estavam mortos. Mas Cristo, em contraste com isso, «VIVE» ETERNAMENTE.

HEBREUS 7, 17 – significa a respeito o poder da vida interminável, inerente no sacerdócio de Cristo, repousa sobre o decreto divino de aprovação e nomeação. Bem como ESSA NOMEAÇÃO VISA UM OFÍCIO INTERMINÁVEL.

MALAQUIAS 3, 8 – O livro de Malaquias tem o propósito de confrontar o povo com seus erros e pecados e restaurar o seu relacionamento com Deus, VEJAMOS: ROUBARÁ O HOMEM A DEUS? Significa que eles estavam roubando a Deus, não trazendo as ofertas exigidas pela lei de Moisés, substituindo-as por animais defeituosos; também não trouxeram as ofertas necessárias para o sustento do ministério e do culto no templo.

TODA A PROVISÃO QUE ERA DESTINADA PARA DEUS E PARA O TEMPLO, FOI SUBSTITUÍDA E ABSORVIDA PARA SEUS INTERESSES PRÓPRIOS, SIMPLESMENTE ESQUECERAM DA PARTE ESPIRITUAL, em outras palavras roubaram com abuso comercial, procuraram somente riquezas e prazeres como alvos da vida, sendo um bando de hedonistas (do grego hedonê, "prazer", "vontade" própria), servindo a si mesmos, esqueceram de Deus, negligenciaram a fé e ocupados em autoglorificação.

O DIZIMO era o mecanismo para sustentar os levitas (Lev. 27.30-31), havia outro dizimo em favor dos levitas e suas famílias, para suas refeições no templo (ver Deu. 12,18, para a natureza destas ofertas extras). TAMBÉM EXISTIA OFERTAS ESPECIAIS PARA OS POBRES (Dt. 14,28-29).

MALAQUIAS 3, 9 – PORQUE A MIM ME ROUBAIS, VÓS, A NAÇÃO TODA, esta citação significa ser um negócio ruim reter todo o dinheiro e recursos para si próprio, enquanto há muitos necessitados por aí. Veja que a generosidade faz o dinheiro fluir para todos.

“Nenhum homem jamais perdeu coisa alguma servindo a Deus com todo o coração, e nenhum homem ganhou nada servindo a si mesmo com todo o coração" (Fausset, in loc.).

MALAQUIAS 3, 10 – Significa que Deus encoraja a generosidade, prometendo que o homem (gênero humano) generoso verá as bênçãos de Deus caindo dos céus em abundância, Ele o nosso SENHOR vai te recompensar em tudo que fizeres com bondade sem esperar nada em troca, ou melhor, sabe aquelas pessoa que querem barganhar com Deus? Não serão contemplados por essa benção. Bem como a Lei Moral da Colheita segundo a Semeadura será comprida, Gálatas 6, 7-8. Saibamos que existem leis espirituais, entre as quais, a que governa a generosidade.

Vejamos ainda o que significa CASA DO TESOURO e provai de MIM - Havia salas especiais no templo para armazenar os DÍZIMOS DE GRÃOS E AS PRIMÍCIAS (ver I Reis 7.51; Nee. 10.38; 13.12). Então quem for GENEROSO receberá muitas bênçãos, e não haverá espaço para armazenar tudo o que obtiver das mãos de Deus (principalmente bençãos ESPIRITUAIS).

ATENÇÃO! Vamos ler Malaquias 2

1 Agora, ó sacerdotes, este mandamento é para vós.

2 Se não ouvirdes e se não propuserdes, no vosso coração, dar honra ao meu nome, diz o Senhor dos Exércitos, enviarei a maldição contra vós, e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e também já as tenho amaldiçoado, porque não aplicais a isso o coração.

3 Eis que reprovarei a vossa semente, e espalharei esterco sobre os vossos rostos, o esterco das vossas festas solenes; e para junto deste sereis levados.

ANALISANDO O VERSÍCULO SUPRACITADO – O significado de Descendência, para alguns intérpretes entendem que a palavra hebraica refere-se à agricultura, não aos descendentes; Mas a palavra é literalmente semente. Então, fazendo uma comparação, entendemos que a palavra “descendência” é voltado para a agricultura e todos os descendentes reprovados sofreriam consequências de seu erros e pecados por intermédio de Deus, incluindo os sacerdotes que desonraram o Nome de Deus.

ATIRAREI EXCREMENTO AOS VOSSOS ROSTOS, o texto no mostra que os levitas tinham a desagradável tarefa de tirar o esterco da corte do templo, assim aqueles homens iníquos seriam lançados fora juntamente com toda a sujeira do lugar. Como de fato, eles se tornaram pior que o esterco vivo que poluiu o templo e o culto. Então o esterco que deveria ser removido da área sagrada, seria jogado no rosto dos sacerdotes apóstatas.

OUTROSSIM, muitas pessoas usam o texto de Mateus 23, 23 - “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas”.

O texto supracitado em Mt 23, 23, demonstra a hipocrisia exercida pelos escribas e fariseus que tinha a grande preocupação na obediência na Lei (dando o DÍZIMO e até mesmo das menores colheitas). Mas esqueciam do principal que era TRATAR CORRETAMENTE AS PESSOAS e CONSTRUIR UM RELACIONAMENTO CORRETO COM DEUS, sendo o JUÍZO, A MISERICÓRDIA e a FÉ.

Por exemplo: Somos fiéis em doar ao TEMPLO 10% de nossas rendas, MAS NOS RECUSAMOS EM AJUDAR OS NECESSITADOS.

No final do versículo supracitado me chama muito atenção e me deixa preocupado “ porém, fazer estas coisas, E NÃO OMITIR AQUELAS” Não devemos em hipótese alguma OMITIR as coisa importantes, veja que nesta citação JESUS não estava invalidando a fidelidade à lei de Deus, MAS CONDENANDO DETALHES FÚTEIS que invalidavam e estavam substituindo O VERDADEIRO SENTIDO DE SERVIR A DEUS e da VERDADEIRA RELIGIÃO, em função ao próximo exercendo a misericórdia AOS NECESSITADOS.

TIAGO 1, 27 – “A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo”.

Talvez você esteja pensando, MAS EU DEVE SER SUBMISSO aos meus líderes.

Analise bem carinhosamente comigo Hebreus 13, 17 O que é realmente sujeitar e obedecer aos nossos líderes, Pois bem, não podemos negar ou desprezar a autoridade dos líderes, até porque eles tem grande responsabilidades de ser exemplo em suas atitudes e cumprir a sua missão de ensinar a genuína Palavra de Deus, liderando e levando a outras pessoas para a verdade, bem como devem se preocupar com as necessidades mais íntimas das pessoas que fazem parte de sua comunhão, zelando por suas almas, pois prestaram contas a Deus, caso façam essas vidas tropeçaram ou desviarem da Palavra.

Conforme supracitado, por isso vem o motivo de nossa submissão aos nossos líderes, no sentido de ajudarmos e aliviarmos o fardo de nossa liderança. Existem muitas pessoas que arrumam confusões, problemas, por meios de reclamações constantes, conflitos pessoais através de coisas desnecessárias, onde poderíamos estar fazendo ao contrario e ajudando os nossos guias espirituais.

Esta submissão esta intimamente ligado a obediência na Palavra de Deus e não tem nada haver, em você ser um pau mandado por seu líder. Outrossim, seu líder não pode abusar de sua voluntariedade em ajudar a obra de Deus.

“Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente”.

As pessoas daquela época estavam intimamente ligadas em uma economia baseada na agricultura, por isso Paulo usou essa linguagem da sementeira. Um agricultor que recusasse a arriscar suas sementes no plantio perderia na colheita do ano seguinte, esse ensinamento tem uma grande verdade de nossa doação cristã para o Reino de Deus (veja Provérbios 11. 24-26). Então, igual a um agricultor que semeia pouco, assim, o cristão que recusa-se a confiar a sua segurança econômica em Deus, sem dúvidas perderá as bênçãos Dele. Mas aquele que semeia em abundância, também colherá com abundância e sua colheita eterna irá surpreender suas expectativas. Compreendemos aqui nossa primeira lição: nunca feche seu coração para a obra de Deus.

Já a parte “a” do versículo 2 Coríntios 9. 7 “Cada um dê conforme determinou em seu coração”, aprendemos que antes de contribuir devemos pensar, planejar de forma adequada a quantia e a capacidade com que poderemos contribuir, bem como não devemos ter um decisão precipitada e, sim analisá-la. O apóstolo Paulo não usou nenhuma tática para pressionar os irmãos de coríntios, como muitos ditos “obreiros e pastores” tem feito “eu quero tantas pessoas com um certo valor em dinheiro, e usam o nome Deus em vão dizendo que Ele falou”, querendo coagir as pessoas para doação.

Preste atenção! Paulo pediu ofertas mas teve o devido cuidado em dar um tempo aos irmãos de coríntios para pensarem e orarem sobre quanto Deus desejava que eles contribuíssem. Neste ensinamento temos a compreensão que nenhuma pessoa deve contribuir por resistência, constrangimento ou reagindo a uma pressão psicológica. Mas devemos saber que Deus sonda todos os corações, e não quer a quantia de valores em dinheiro, bem como Deus olha para o contribuinte e não para a contribuição, pois aquele que dá com alegria em resposta da gratidão sincera por tudo que Ele já tem feito na sua vida; tenha certeza que Deus vai multiplicar o seu ato de dar espontaneamente para a obra do Senhor, em bênçãos infinitas na sua vida.

Não uso a Palavra dizimista, mas sou contribuinte em todos os aspectos na minha vida. Eu e minha família nunca limitamos as contribuições, como por exemplo tendo percentuais para Deus, mas sempre contribuímos de forma voluntária e até mais do que 10%. Tenho vivenciado isso em minha vida e recebido muitas bênçãos, principalmente espirituais e consequentemente materiais.

A questão é, NINGUÉM PODE LHE OBRIGAR a fazer alguma coisa para DEUS, mas devemos entender que em tudo para servir a Deus; Deve ser de forma VOLUNTÁRIA. Bem como a sua contribuição precisa ser em todos os aspectos ou áreas na sua vida.

Concluindo, precisamos ter o devido cuidado ao analisar cada livro fazendo uma genuína hermenêutica para extrair realmente o que o texto esta querendo nos dizer:

O bservação
I nterpretação
C omparação
A plicação

Deus vos abençoe

Pr. Charles Fernandes
Bacharel em Teologia, Administração Financeira
Pós-graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Superior Interdisciplinar

Nenhum comentário:

Postar um comentário