terça-feira, 21 de março de 2017

Espinho na carne.


"E para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo" (2 Coríntios 12:7-9).

Deus concedeu a Paulo uma visão do mais alto céu “terceiro céu” sabemos que ele ouviu e viu coisas que não tinham como ser repetidas e contadas. Em contrapartida devido a esta experiência, Deus permitiu a ele um “espinho na carne” uma fraqueza que permitia a lembrança de sua completa dependência de Deus; Sabemos que existem muita pessoas que gostam de se gloriar de algumas prerrogativas em sua vidas, ao contrário de Paulo, ele jamais poderia se orgulhar, pois tinha que sofrer por Cristo, em tudo na sua vida.

Paulo para não se vangloriar, focou e concentrou em suas fraquezas, para não se exaltar pelo privilégio que tinha contemplado por intermédio dessa visão.

Pois bem, a exata natureza desse “espinho na carne” não sabemos e não é conhecida, porque a Bíblia não fala a respeito disso de forma detalhada. De acordo com a palavra grega “carne” pode de se referir tanto para o corpo físico, como também para o “eu” carnal, bem como exitem várias especulações a respeito do “espinho na carne”.

No grego a palavra “espinho” significa “estaca” uma palavra usada no Antigo Testamento fazendo referência aos vizinhos inimigos de Israel, que se tornaram um perigo e armadilha (Nm 33, 55). Outros interpretam, sendo pessoas que eram contra o Evangelho, como os falsos pregadores que estavam enganando o povo de coríntios ou judeus que se opunham de forma ferrenha a pregação de Paulo. Outrossim, poderia ser algum tipo de tentação da sua própria carne, que serviu de barreira ao Evangelho, que o teria humilhado ele, por sua fraqueza.

Este espinho pode ser também uma fraqueza física e não uma tentação espiritual constante, sendo que alguns até comentam que Paulo terias dores de cabeça fortíssimas, pois entendiam que seriam a descrição de sintomas ou doença na sua visão (Gl 4, 14-15).

Concluindo essa passagem Bíblica em II Coríntios, observamos que o objetivo principal não seria o problema que Paulo enfrentava; Mas tem um ensinamento de suma importância, para que venhamos aprender e saber que Deus não queria que o Apóstolo viesse se gloriar ou querer ser arrogante pelas excelentes revelações dadas a ele. Por isso Deus permitiu que Satanás golpeasse com certo tipo de aflições ou tentações (injúrias, necessidades, perseguições e angústias), de tal forma que viesse sempre lembrar da sua dependência de Deus e o afastava da auto suficiência e orgulho. Essa explicação por parte do Apóstolo Paulo foi necessária porque os coríntios valorizavam muito o sucesso e o poder e não o fracasso.

Atenção! Quem muito valoriza o sucesso, precisa trabalhar arduamente através das fraquezas (I Co 1, 26-26), lutando por intermédio da oração, e mesmo Deus não atendendo como de igual modo fez com Paulo, não removendo o seu espinho; Você precisa entender que a graça de Jesus é o suficiente para a sua vida, acreditando que em tudo dependemos Dele, pois a glória é para Ele.

Deus vos abençoe

Pr.Charles Fernandes - CIADESCP /CGADB
Bacharel em Teologia, Administração Financeira
Pós-graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Superior Interdisciplinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário