quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Julgar ou não?

Mateus 7, 1 “Não julgueis, para que não sejais julgados”

Não podemos usar esta passagem isoladamente descontextualizado, onde muitas pessoas na ignorância o citam, achando que estão corretos em seus conceitos. Caso fosse assim, logo nos tornaríamos ''seres obrigados'' a concordar com tudo, aceitar heresias e mentiras por enganadores e teríamos que ficar calados. Caro leitor, Deus nos chamou para proclamar o evangelho, viver a verdade e denunciar o pecado conforme a Palavra de Deus.

“Não Julgueis” essa palavra não se refere em toda modalidade de julgamento, portanto veja o que Mateus 7, 20 diz: “Portanto, pelos seus frutos os conhecereis”, mas faz alusão diretamente aos julgamento censurador, injusto, que não pode ser justificado ou sem direto de defesa, na realidade é uma advertência acerca severidade da justiça própria.

Jesus estava exatamente se referindo as atitudes dos fariseus que censuravam a todos em tudo, sem reconhecer nenhum defeito neles mesmos. O Apóstolo Paulo faz citações em Romanos 2, 1 “Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo”.

Este tipo de erro ou pecado, encontramos quando nos deixamos ser levados pela leviandade, preconceito, malevolência, ignorância, vaidade humana e egoísmo existentes nos julgamentos desse mundo. Jesus estava querendo nos falar, do espírito, egoísta, cheio de malícia, duro e sem o amor de Deus.

Podemos entender que nosso mestre Jesus estava enfatizando o julgamento que não são originados pelo amor de Deus, tratando apenas pelo egoísmo puro, sem a mínima chance de reconhecerem algo de bom na pessoa criticada, essa atitude seria um grande erro.

“para que não sejais julgados” quem não coloca em prática o amor ao julgar alguém, só pode receber em troca aquilo que realmente insiste em querer dar, quem demonstra o amor na prática, recebe amor, Quem demonstra ódio, receberá ódio. Veja o que está escrito em Romanos 2, 2 “E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem”. A verdade de Deus não são de acordo com as noções éticas dos homens, mas a verdade divina requer algo absoluto e perfeito.

Concluindo, só conseguiremos ser diferente em nossos julgamentos, quando corrigido através da prática da Palavra de Deus em nossas vidas, através da intervenção divina, em uma transformação e regeneração por intermédio do Espírito Santo, com isso teremos o amor de Deus em nossos corações em qualquer atitude ou decisão a ser tomada em relação a outra pessoa.

Deus te abençoe

Pr. Charles Fernandes
Bacharel em Teologia, Administração Financeira
Pós-Graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Superior Interdisciplinar

Nenhum comentário:

Postar um comentário