quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Deus é injusto em suas escolhas?


Romanos 9, 14-15

Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma.
Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.

Pois Bem.... Deus escolheu Isaque, ao invés de Ismael e Jacó ao invés de Esaú, não por causa do caráter deles, ou atitudes, ou porque eram bonitinhos, mas porque era a vontade de Deus.

Será que Deus foi injusto? Podemos até imaginar que os judeus que estavam fazendo tudo certinho, para obedecer todas as tradições e a lei de Deus, deveriam ser escolhidos.

Pegunto, não seria de forma errada, Deus escolher uns e rejeitar outros?

Agora vamos para expressão de Paulo na língua grega, onde esperamos uma resposta negativa, onde ele enfatiza “De maneira nenhuma” Se Deus desse a cada um, exatamente o que merece, seria algo lamentável. Todos eram indignos, não merecedores com erros, falhas e fraquezas, mas Deus demonstrou uma inesperada graça.

“Compadecer-me-ei de que me compadece e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia” no contexto da declaração de Deus em Êxodo 33, 19, nesta frase Deus não se justifica, mas estava querendo dizer: “Terei misericórdia de pessoas que você não espera e nem imagina, ninguém pode julgar perfeitamente uma pessoa, portanto a prerrogativa de julgar, devemos deixar para Deus”.
Deus escolhe quem ele quer. 

Deus te abençoe

Pr. Charles Fernandes - CIADESCP / CGADB
Bacharel em Teologia, Administração Financeira
Pós-Graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Superior Interdisciplinar

Nenhum comentário:

Postar um comentário