terça-feira, 2 de agosto de 2016

Em Cristo temos Liberdade

Vamos refletir

Gálatas 5, 1

"Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão".

Em Cristo temos liberdade, mas uma liberdade sem libertinagem, sem achar que poderemos fazer que queremos, existe parâmetros através da Palavra de Deus.

Neste texto, Paulo nos esclarece que Cristo nos libertou de toda e qualquer fórmula legalista, bem como de todas as regras feitas pelo homem sem base bíblica e das experiências subjetivas do medo e da culpa.

Então, voltar à lei é tentar querer fazer o que Cristo já fez por nós, estaríamos zombando do sacrifício vicário de Cristo. 

Romanos 3, 31

"Anulamos" O sentido dessa palavra é tornar sem efeitoesvaziar do seu conteúdo.

A teologia judaica ordinária entenderia de fato que a doutrina da graça,  conforme estava sendo pregada pelo cristianismo,  anulava a lei.

Mas os crentes primitivos não poderiam concordar, devido a sua cultura, conceitos, regras, tradições, religiosidade e costumes; Por isso o motivo que Paulo refuta.

"Não devemos maneira nenhuma" essa negativa no grego significa sob hipótese alguma,  nem se conceba.

"Antes confirmamos a lei" como será possível para nos crentes confirmar a lei, ao invés de anular? Qual o sentido dessa declaração?

Em primeiro lugar, devemos compreender que o Apóstolo Paulo não está preocupado em afirmar a interpretação judaica legalista da lei, mas antes na compreensão espiritual sobre a lei.

Nós não vamos anular a lei, mas confirmamos, quando aceitamos de coração. Pois quando a Bíblia cita "coração" se refere a nossa mente.

Nisso estaremos  aceitando no sentido espiritual a doutrina da salvação pela graça divina.

O evangelho nos mostra claramente a função condenatória da lei, portanto a lei nunca serviu e jamais servirá para a salvação.

Conforme supracitado é o que Paulo nos mostra no terceiro capítulo de Romanos.

A lei não dá a vida, mas sempre agirá como condenação,  pois mostra claramente que todos os transgressores são merecedores da morte.

A graça remove qualquer falso conceito nutrido pelo judaísmos e nos mostra a natureza condenatória da lei. Bem como, qualquer religiosidade, tradição, costumes e achismos, nunca irão nos conduzir a Salvação em Cristo Jesus.

Homem algum conseguiria cumprir a lei, mas através da graça, pela morte vicária de Jesus Cristo na cruz do calvário e o grande amor de Deus por enviar o seu único filho por nós, alcançamos a Salvação e a Liberdade por Intermédio de Cristo.

Respeitosamente

Pr. Charles Fernandes CGADB / CIADESCP
Bacharel em Teologia, Administração Financeira
Pós-Graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Superior Interdisciplinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário