🚒 Sargento Bombeiro Militar de SC 🎓 Bacharel em Teologia, Administração Financeira 🎓 Pós-graduação em Gestão de Metodologia do Ensino Superior Interdisciplinar 📖 Pastor desde 2008
domingo, 15 de dezembro de 2019
Abra a sua boca e te encherei.
domingo, 1 de dezembro de 2019
A oração
“Orai sem cessar”.1 Tessalonicenses 5:17
Nesse texto temos um conselho com ensinamento da parte do Apostolo Paulo, no sentido de mantermos a nossa oração de forma contínua. Essa continuidade na oração não é para estarmos de joelho e os olhos fechados o tempo todo; Até porque o Apostolo foi bastante inflexível em dizer, que todos devam trabalhar, onde temos referências nos livros de 1 Tess 5, 14; 2 Tess 3, 6,7 e 11.
Nos textos supracitados, aparecem as palavras “preguiçoso ou desordeiro” essas palavras gregas eram usadas referente aos soldados que não ficavam em suas posições e funções, as quais eram designados, para trabalhar. O preguiçoso ou desordeiro, sempre causam problemas pelo fato de não estarem ocupados o suficiente com as suas atividades, por isso Paulo faz a advertência.
Outrossim, a oração interrupta é possível através de uma atitude pessoal construída na dependência de Deus, quando admitimos e percebemos a sua presença dentro de nós e nos submetemos a obedecer a Ele. Isso nos mantém ocupados como um bom soldado de Cristo a exercer nossas funções como servos obedientes e naturalmente faremos as nossas orações espontâneas, frequentes e curtas.
Entretanto, não exclui o nosso dever devocional de orações, mas as nossas atitudes, caráter e comportamentos devem perdurar em extensão igualitária aos momentos quando estamos a sós a falar com Deus.
Em I Timóteo 2, 1 a admoestação de Paulo continua com a missão original que ele tinha feito a I Timóteo 1:3. Os falsos ensinos devem ser desafiados e as ações corretas devem ser colocadas em prática.
Podemos observar que existem palavras usadas para diferentes tipos de orações: deprecações ou pedidos, orações ou súplicas e ações de graças ou agradecimento. Mas o importante é a forma e o foco principal como nos dirigimos a Deus em oração.
Paulo diz que devemos orar por todos os homens, entretanto ele incentiva que venhamos orar por todos os líderes governamentais. Então, não havia exclusividades na oração para algumas pessoas e sim para todos. Inclusive seus oponentes. Isso incluía os falsos pregadores ou ensinadores, reis que estavam em eminência daquela época que eram inimigos da igreja primitiva.
A oração nos leva a testar a nossa objetividade e verificar verdadeiramente se conseguimos orar honestamente por aqueles de quem discordamos. Jesus foi bastante claro: Orai pelos que vos maltratam e vos perseguem (Mateus 5, 44).
E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer, Lucas 18, 1.
Veja que Jesus também ensina referente a perseverança na oração, mas não no sentido de fazer sessões intermináveis de orações repetitivas. Mas no aspecto de continuar obedecendo e acreditando em Deus. Bem como, consequentemente estaremos, desenvolvendo o nosso caráter, fé e esperança em Jesus Cristo, para nos mantermos nesse mundo de injustiças e aflições até quando Ele vir nos buscar.
Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem. Lucas 21:36
Jesus Cristo, disse que devemos estar vigilantes, atentos ao seu retorno. Isso significa que não podemos viver de forma descuidada em busca somente dos prazeres dessa vida. Por isso, a necessidade de estar preparado espiritualmente orando, jejuando e praticando a Palavra de Deus em nossas vidas, tendo um caráter ilibado, honesto e digno diante de Deus e da sociedade. Bem como, Jesus estava dizendo para os discípulos se prepararem pois seriam perseguidos, nesse sentido também teremos lutas.
Alegrai-vos na esperança, sedes pacientes na tribulação, perseverai na oração; Romanos 12:12
O texto supracitado em Romanos 12, 12, está nos dizendo que devemos esperar com convicção, tudo o que Deus tem planejado para nós. Não tema o futuro e qualquer problema ou tribulação que enfrentamos, devemos ser pacientes e confiar em Jesus Cristo. Persevere em oração tanto individualmente ou coletivamente, pois através da oração teremos o caminho, o consolo e a resposta da parte de Deus.
Precisamos saber que a oração não é algo repetitivo, mas de acordo conforme nos ensina a Bíblia Sagrada “E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem” (Mateus 6:7,8).
Deus, quer que você fale e converse com Ele. Mesmo já sabendo o que precisamos, Ele quer nos ouvir, pois Ele é um Deus que está vivo.
Jesus trouxe um ensinamento em Mateus 6, 6 para os líderes religiosos, fariseus que queriam se aparecer publicamente com as suas orações. Jesus não condena e tambem não existe problema algum, em fazer orações em publico.
O objetivo desse ensinamento é que a verdadeira vida de oração é aquela em que ninguém precisa ficar sabendo. “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente”. Mateus 6, 6
A oração em particular permite a liberdade de abrir o nosso coração totalmente para Deus, de forma que venhamos a falar os nossos verdadeiros sentimentos para Ele.
Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos. Efésios 6:18
Paulo nos ensina que devemos está em sintonia com Deus, orando no Espírito (mentalmente) e o Espírito Santo vai nos ajudar e interceder por nós (Romano 8, 26-27). O Espírito Santo vai conceder acesso a Deus (Efésios 2, 18), confiança (Romanos 8, 15-16; Gálatas 4, 6) e vai nos trazer resposta da parte de Deus.
Não importa quanto tempo, devemos esperar ou lutar em oração, mas devemos perseverar. Mas como ficaremos todo tempo em oração? Viva a Palavra de Deus em sua vida de modo que a sua própria vida se torne uma oração, através dos ensinamentos de Jesus Cristo.
Perseverai em oração, velando nela com ação de graças; Colossenses 4:2
A nossa ligação vertical com Deus é através da oração. Quando o Apostolo Paulo fala aos Colossenses em “perseverar”, ele estava dizendo para continuar firme, dispostos e não desistir.
Essa persistência de orar sem cessar significa dedicação, mas não no sentido que devemos ficar de joelhos o tempo todo. Mas essa dedicação se tornaria um reconhecimento da dependência de Deus, através do Espírito Santo, de modo a se submeter a vontade e obediência a Ele.
Quando o Apóstolo fala “velando” quer dizer no sentido de não cochilar e estar em alerta, pois Jesus Cristo pode voltar a qualquer momento.
“Ação de graças” significa que devemos agradecer o tempo todo, por tudo que Deus tem feito para nós. A gratidão significa que venhamos reconhecer que Jesus é Senhor das nossas vidas, então esperamos Nele.
E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração. 1 Pedro 4:7
“sede sóbrios e vigiai em oração” significa ter um hábito disciplinado para termos o nosso tempo de oração a Deus. A falta de oração nos deixa despreparados para os últimos dias e breve Jesus vai vir nos buscar.
Deus vos abençoe
Pr. Charles Fernandes
Bacharel em teologia, Administração Financeira
Pós-graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Superior Interdisciplinar.
sábado, 30 de novembro de 2019
Cegos por rejeitar a luz.
domingo, 15 de setembro de 2019
Não apague a chama do Espirito Santo.
Bacharel em Teologia, Administração Financeira
Pós-graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Superior Interdisciplinar
Sem combustível, não tem fogo.
Bacharel em Teologia, Administração Financeira
Pós-graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Superior Interdisciplinar
domingo, 28 de julho de 2019
Como se manter ileso.
"Eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, pois, prudentes como as serpentes, mas simples como as pombas". Mateus 10:16.
No capítulo 9 de Mateus, versículo 35 até o capítulo 10 e versículo 42, começa o segundo sermão de Jesus, onde Ele envia os doze discípulos para a primeira missão apostólica, com a própria autoridade de Jesus, em realizar as funções de pregação e cura.
Os discípulos deveriam levar a mensagem do evangelho como ovelhas ao meio de lobos (os lobos eram os inimigos dos cristãos e neste contexto, eram os líderes religiosos judeus).
Recomendações de Jesus: Sedes prudentes como serpentes e símplices como as pombas; Provavelmente palavras originárias de um provérbio local.
“Ser prudente como uma serpente”, significa: aquele que não procura o perigo; cauteloso, sensato, ajuizado, inteligente. “Ser símplice como as pombas” significa ser sincero e ter intenções puras.
Isso nos ensina, que todos os seguidores de Jesus, devem ter essas duas recomendações, para estarem sempre preparados, referente as batalhas que enfrentaremos ao longo de nossa caminhada de fé, nessa vida.
Não tenhamos medo dos conflitos, mas tenha cautela e capacidades para enfrentá-los e tratar cada um deles com integridade. De modo a nos manter ileso, não sendo atingido ao ponto de parar na caminhada, mas mantendo o nosso objetivo que é Jesus Cristo, seguindo em frente acreditando que Deus está no controle de tudo.
Deus vos abençoe
Pr. Charles Fernandes
Bacharel em Teologia, Administração Financeira
Pós-Graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Superior Interdisciplinar.
sábado, 13 de julho de 2019
Liturgia e o culto conforme a Bíblia
Bacharel em Teologia, Administração Financeira.
Pós-graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Superior Interdisciplinar.
quarta-feira, 10 de julho de 2019
A importância da leitura.
Apenas algumas observações
Deus vos abençoe
Bacharel em Teologia, Administração Financeira.
quarta-feira, 5 de junho de 2019
Guardar a fé.
terça-feira, 21 de maio de 2019
Habitar no seu coração
Deus vos abençoe
Pr. Charles Fernandes
Bacharel em Teologia, Administração Financeira.
Pós-graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Superior Interdisciplinar.
terça-feira, 23 de abril de 2019
Heresia
7 – Devemos ser a diferença no sabor em relação ao mundo em vivemos, da mesma maneira que o sal muda o sabor nos alimentos (Mateus 5, 13);
8 – Devemos agir de forma contrária à decadência moral da sociedade, influenciando e não sendo influenciado;
Bacharel em Teologia, Administração Financeira
Pós-graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Superior Interdisciplinar