domingo, 15 de dezembro de 2019

Abra a sua boca e te encherei.


“Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito; abre bem a tua boca, e te encherei” Salmos 81:10.

Desde criança, lembro como se fosse hoje, com meus seis anos de idade, vi e ouvi muitas pessoas nos púlpitos e fora dele, dizendo: “abre bem a tua boca, e te encherei”.

Essa expressão permanece sendo usada no sentido errado, que devemos pregar e não se preocupar, que na hora Deus vai lhe encher de palavras e você vai conseguir falar. Mas analisando essa Palavra no livro de Salmos percebemos que o sentido é bem diferente.

É lógico e é necessário que venhamos ler, estudar, memorizar, meditar e obedecer primeiramente a Palavra de Deus e dessa forma o Espírito Santo nos ensinará e vai nos lembrar, o que aprendemos. Veja “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho ditoJoão 14,26.

Precisamos saber que o Livro de Salmos tem o propósito por intermédio da poesia do povo hebreu, bem diferente do nosso estilo de poesia, apresentar o grande hinário de Israel, expressando o louvor, a adoração e confissão a Deus.

O Salmos 81 é relativo ao Salmos de número 50, principalmente, na qualidade do tema pactual de Deus para com o povo de Israel, ambos são Salmos de Asafe. Outrossim, descreve uma cerimônia ritual em Israel, mantida por um decreto divino por uma aliança no Monte Sinai com seu povo (Salmos 81 - 4, 5).

Pela fato no texto descrever no uso da expressão “no dia de nossa festa” (Salmos 81, 3), leva a entender que o salmista faz referências as festas de peregrinações (Páscoa, Festa das Semanas ou dos Tabernáculos – Êxodo 23 – 15, 16, Deuteronômio 16, 16, 2Crônicas 8, 13 ).

Abre bem a tua boca, e te enchereia Palavra de Senhor veio para o povo nessa ocasião para relembrar o pacto inicial firmado no Sinai. Nisso Ele (Deus) reafirma sua relação pessoal, como Redentor do Êxodo e o culto exclusivo a Ele.

Entretanto, nessa festa o povo é convidado para abrir a boca para Deus vos encher. Isso demonstra que somos incapazes de satisfazer as nossas necessidades pessoais e espirituais, pois, consequentemente, precisamos da provisão de Deus em tudo para nossas vidas e é somente Ele quem pode, suprir todas as nossas necessidades.

A Palavra de Deus (Bíblia Sagrada) é a provisão, riqueza espiritual, alimento e estímulo para continuarmos, encorajados e esperançosos para alcançarmos nossos objetivos em Jesus Cristo, trazendo paz em nosso espírito nesse mundo de injustiça, poder e ganância.

Deus vos abençoe.

Pr. Charles Fernandes
Bacharel em teologia, Administração Financeira
Pós-graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Superior Interdisciplinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário