quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Que líder você é?


1 Pedro 5

1 Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:
2 Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;
3 Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.
4 E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.

Uma receita para os líderes espirituais conforme a Bíblia Sagrada

Os presbíteros eram líderes nomeados nas igrejas, esses homens tinham a responsabilidade de conduzir a igreja por meio do genuíno ensinamento da Palavra de Deus, ajudando as pessoas para a maturidade e equipando para combater qualquer tipo de heresia.
Apascentar” significa guiar, atender, proteger, cuidar ou pastorear

Este cuidado deveria ser não por força, mas voluntariamente por amor, tendo como entendimento a necessidade de servir a Deus em favor das pessoas.

Não por torpe ganância, mas de ânimo pronto com o desejo de servir, bem como em muitas igreja os líderes recebiam pagamento pelo seu serviço, no entanto esse pagamento não tornaria esse líder rico, como acontece em nossos dias. Esta citação bem provável surgiu porque os líderes eram os responsáveis pela arrecadações das ofertas em favor dos necessitados e ao estar em contato, deve ter surgido o desejo de ser vítima da ambição pelo dinheiro.

Não como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho – O verdadeiro líder, lidera pelo exemplo e não pela força ou por ser um ditador.
A palavra domínio significa, dominando ou sujeitando pela força, os líderes devem vigiar resistindo a vontade de querer abusar a sua autoridade e prejudicar a pessoas “igreja” por suas vaidades e caprichos. O melhor exemplo de um verdadeiro líder é demonstrada por Jesus, o melhor líder é aquele que melhor serve (Marcos 10, 42-45).

Devemos ser líderes com grande respeito ao sumo pastor, bom pastor ou o grande pastor “JESUS CRISTO” (João 10, 11-14), pois quando agimos dessa maneira, tenha certeza que teremos uma grande recompensa do Senhor nosso Deus e ganharemos muitas almas para Jesus.

Deus te abençoe

Pr. Charles Fernandes – CIADESCP / CGADB
Bacharel em Teologia, Administração Financeira
Pós-graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Superior Interdisciplinar

Nenhum comentário:

Postar um comentário