sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Jesus perdoa uma mulher.

“E disse-lhes Jesus: Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela"  João 8,7b

Este é um texto interessante como muitos episódios que encontramos na bíblia sagrada, Jesus foi para o monte das Oliveiras. E pela manhã cedo, retornou para o templo e todo o povo vinha ter com ele, e os ensinava; Então os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em flagrante adultério.
E colocaram esta mulher na presença de todos, onde Jesus estava ensinando e perguntaram a Jesus, dizendo: A lei de Moisés nos diz que devemos apedrejá-la. E tu Jesus, o que dizes a nós? E insistiram a perguntar de forma a tentar a Jesus para que tivessem de que o acusar. 

Jesus escrevia na terra com o dedo, levantando disse-lhes: Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire a primeira pedra contra ela. Cada um olhou para outro e saiu, um a um. 

Ficou somente Jesus e a Mulher, e Jesus pergunta a esta Mulher. Mulher! Cadê teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela responde: Ninguém Senhor. E disse Jesus: Nem eu te condeno; vai e não peques mais.

Podemos concluir que Jesus demonstrou-nos a importância da compaixão e o perdão; 

Então, como devemos aplicar a declaração de Jesus? será que apenas as pessoas sem pecado é que tem o diteito de conduzir um julganento?

Jesus em nenhum momento estava querendo ensinar que devemos fechar os olhos para o erro. Também nunca falou que somente as pessoas perfeitas e sem pecado podem fazer acusações legítimas. Muito menos, não estava desculpando o adultério ou qualquer outro pecado.

Esta passagem Bíblica ilustra que o juízo sábio flui a partir de motivos e argumentos honestos. Jesus resolveu um caso de injustiça que estava prestes a acontecer.

Quando Jesus faz a afirmação Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. Em outras palavras estava expondo a hipocrisia das testemunhas que eram contra a mulher e dizendo olhem para vocês mesmos e faça uma autoanalise.

Jesus confrontou o pecado da mulher, mas exerceu ao mesmo tempo a compaixão juntamente com o confronto dos acusadores. Outrossim, demonstrou para a mulher, que ela era mais importante do que aquilo que tinha feito de errado.

Nosso julgamento tem que ser aplicado conforme a Palavra de Deus e não podemos ser levados pelos nossos julgamentos egoístas. Então, vamos praticar o perdão, misericórdia e a compaixão ao nosso próximo

Pr.Charles Fernandes 
Bacharel em Teologia, Administração Financ
Pós-Graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Interdisciplinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário