sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Trate primeiro de seus pecados.

“Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio olho?”  Mateus‬ ‭7:3‬

A palavra argueiro no vocabulário  grego traduzida como poeira, estilhaço, lasca ou fragmento qualquer com a ideia de algo que cause irritação e a palavra trave é traduzida como prancha ou tábua.

Muitos consideram essa metáfora, como um significado que os cristãos, nunca devam se preocupar em corrigir alguém em relação aos pecados pessoais de qualquer pessoa perante Deus, sejam eles grandes  como uma prancha ou pequeno igual a um estilhaço.

Mas o importante que todos nós *devemos tratar primeiro de nossos pecados e depois ajudar os outros*

Da mesma maneira encontraremos em Mateus 7, 2 "Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados e com a medida que tiverdes medido vos hão de medir a vós"

Esse julgamento não se refere a um julgamento de tribunal da lei, também não está se referindo a uma afirmação do pensamento crítico. 

Por isso Jesus disse que devemos expor os falsos profetas  (Mateus 7, 15-23). Mas deve ter discernimento para fazer certos julgamentos.

Outrossim, Jesus está ensinando que é inaceitável alguém desculpar seus próprios erros ou pecados e ao mesmo tempo condenem outras pessoas pela mesma atitude semelhante.

Então, olhe para você mesmo e faça uma auto análise; Se o seu erro é o mesmo, de quem você está apontando. Seu esforço para ajudar não terá utilidade, pois essa pessoa pode mostrar o mesmo erro em você. 

Atenção! corriga seus erros ou pecados, antes  de querer medir alguém;  para  que ninguém venha utilizar a sua própria régua. 

Com isso, Jesus revelou ter grande entendimento da natureza humana.

Então, todos os cristãos devem primeiro cuidar dos seus próprios pecados, e  depois corrigir e orientar seus faltosos irmãos e irmãs  (veja Gálatas 6, 1 e Tiago 5, 19-20)

Abraços

Como é bom refletir e praticar a *Bíblia*

Respeitosamente

Pr. Charles Fernandes
Bacharel em Teologia, Administração Finan
Pós-Graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Superior Interdisciplinar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário