terça-feira, 24 de outubro de 2017

Para que serve a teologia?

Podemos encontrar muitas respostas, pois a teologia consiste em fornecer ferramentas e subsídios à busca da compreensão em conhecer mais a Deus, lembrar às pessoas de que a vida é mais do que aquilo que se pode ver ou tocar, bem como a teologia tenta traduzir para a linguagem humana os caminhos que nos conduzem aos mistérios divinos.

Quem precisa de teologia? Ou qual melhor pergunta seria? Quem não precisa de teologia? Na realidade todos nós precisamos da TEOLOGIA, porque todos fazem teologia em nosso dia a dia;

Sempre quando uma pessoa, cristã ou não, pensa, discute e argumenta sobre as questões cruciais da vida, essa pessoa faz teologia.

Qual o propósito da vida?Existe vida após a morte?Existe um só Deus ou vários caminhos?Minha atitude está correta?O que devo fazer?

Todas essas questões são teológicas, pois a teologia é a resposta humana diante a revelação divina; É a expressão de nossa fé buscando entendimento. Através da teologia, que se utiliza de toda e qualquer fonte, mas principalmente das Escrituras, onde podemos descobrir quem é Deus.

TEOLOGIA e sua origem etimológica

É um termo grego e podem ser usados de maneira separada, Théos = Deus e Logos (palavra, estudo, discurso)

Significado etimológica – TEOLOGIA significa ou quer dizer em modo geral: Um discurso, exposições de ideias a respeito ou sobre os deuses, lembrando que a sua origem era descobrir aquilo que era místico.

A Palavra Teologia sofre transformação em seu significado no meio Cristão. Pois nos primórdios da igreja a teologia era feita sem nenhuma preocupação sistemática.

Essa preocupação surge na idade média, de forma muito embrionária com S. Tomás e S. Boaventura. É lógico que esta ideia que temos no estudo da Introdução à teologia no presente século referente ao saber e a fé, é bem diferente da visão da idade média.

TEOLOGIA É A CIÊNCIA DA FÉ
A teologia é a ciência da fé, pois ela mesma continua fiel a si mesma. Ela revela, nos ensina o caminho da salvação para nossa alma, conhecemos e nos aproximamos mais a Deus.A teologia por si mesmo é a ciência que se ocupa com a revelação, pois a teologia não se ocupa com a verdade adquiridas pela razão, mas as verdades reveladas por Deus e conhecida mediante a fé.

A TEOLOGIA É BÍBLICA
A Bíblia é o lugar onde deve ser extraído qualquer resposta e conteúdo para o estudo teológico.

A TEOLOGIA É SISTEMÁTICA

É de forma organizada e lógica

A TEOLOGIA É CONTEXTUAL
Deve estabelecer uma correlação entre as Escrituras e o saber humano.

A TEOLOGIA É CONTEMPORÂNEA
Deve ser compreendida pelo homem hodierno.

A TEOLOGIA É PRÁTICA
Antes tomarmos qualquer decisão, devemos analisarmos cada situação a luz da Bíblia referente a nossa prática ou experiências da vida.

A TEOLOGIA É EXEGÉTICA
É o estudo do texto sagrado e assuntos relacionados, como: Interpretação, hermenêutica, restauração, orientação e ilustração; Incluindo o estudo das línguas Bíblicas e arqueologia Bíblica.

A TEOLOGIA É HISTÓRICA
Pois traça a história do povo de Deus, através da Bíblia e da igreja desde a era cristã.Também preocupa-se com as doutrinas, organizações e práticas.

A TEOLOGIA A SERVIÇO DO CONTEÚDO DA REVELAÇÃO
Sua função é investigar de forma minuciosa o conteúdo da revelação, desenvolvendo a fé cristã através da leitura na Palavra de Deus. Quando adquirimos a revelação divina, conseguimos identificar e discernir, os sinais de Deus dentro do tempo, e este serviço não pode ser deixado de lado, principalmente no tempo e dias que estamos vivendo.

A TEOLOGIA A SERVIÇO DA VIDA ESPIRITUAL

Esclarece e aprofunda o sentido das leis da Salvação e progresso da vida espiritual, também traz para o cristão, solidez na sua fé e fundamentação sobre a compreensão das normas expressas na Palavra de Deus.

A TEOLOGIA A SERVIÇO DA EDIFICAÇÃO DO CORPO

Envolve pregação, ensino, cura, auxilio para a edificação de cada cristão, doação, atitude, administração e muitas outras tarefas. Se cada um de nós tivesse que desenvolver cada tarefa individualmente, seria melhor desistir antes de começar; mas juntos conseguiremos. Bem como da luz e soluções positivas a pontos críticos, referente a pontos doutrinal e prático.

A TEOLOGIA A SERVIÇO DAS MISSÕES
Esclarece a necessidade da consciência e o dever missionário da igreja, estabelece um dialogo que torne possível uma nova forma de evangelização.

A TEOLOGIA A SERVIÇO DOS VALORES HUMANOS E TERRENOS

Diante de tantos problemas terrenos, é necessário a exposição da genuína Palavra de Deus, sem esconder as divergências para solução de nossos problemas; Sem a intenção de benefícios.

O QUE COMPÕE A TEOLOGIA
Teologia é a ciência que nutri nas fontes da revelação, mas necessita da investigação histórica e a reflexão racional.

A DIMENSÃO DA INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA DA TEOLOGIA

Deve possuir métodos próprios – Quem faz teologia deve manter uma investigação sob uma base séria, que não converta a teologia em filologia ou critica história.Não deve ser guiada apenas pela mente humana, Mas deve ser guiada pela luz da fé.
Filologia = Estudo de uma língua através de seus documentos escritos, que visa não só à restauração, fixação e crítica dos textos para o conhecimento do uso linguístico e sua história, mas também à compreensão de globalidade dos fenômenos culturais, especialmente os de ordem literária, a que ela serve de veículo.

Reflexão Filosófico – Teológica
Relações entre os fatos e o seu significado, buscando no fato histórico revelado, princípios eternos, avaliando o caráter dessas relações (Testemunhas oculares e as comunidades a que fora dirigidos e o caráter especifico do tempo).

O elemento hermenêutico

A teologia não pode existir sem esse elemento, pois ela desperta a atenção do teólogo para o condicionamento histórico do pensamento nas suas várias expressões, modo de pensar, cultura e exprimir para o homem moderno.

O bservação 
I  ntrerpretação
C omparação
A plicação

A DIMENSÃO SISTEMÁTICA DA TEOLOGIA

Em referência à Palavra de Deus – A reflexão teológica sistemática, não tem a finalidade de especulação ou investigação, mas a compreensão na revelação da Palavra de Deus.

Não é uma atividade racional, lógico com princípios filosóficos, mas é necessário ser aplicado a luz da fé.

O aspecto pessoal e espiritual
Deus fala com o homem através da Palavra em todos os aspectos de nossa vida.

Teologia da Palavra
A pesquisa racional, aplicada aos dados revelados é indispensável, pois necessitam do próprio sentido da fé; também precisamos de um campo exegético, litúrgico, histórico, sistemático e pastoral.

Pastor Charles Fernandes, conteudista do INSTITUTO ESTUDE, é Bacharel em Teologia, Administração pela FINAN, com pós-graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Superior Interdisciplinar.
Bibliografia

Comentário do Novo Testamento – Aplicação Pessoal – Volume I e IIBíblia de Aplicação PessoalBíblia de Estudo de GenebraBíblia de Estudo Palavras Chave – Hebraico – GregoLéxico Grego do Novo Testamento – Edward RobinsonComentário Bíblico NVI – F.F. BruceApostila CETEFApostila ETADF

Nenhum comentário:

Postar um comentário