Conforme podemos entender, havia uma palavra (ou ensino) citada pela liderança da igreja, e Paulo cita no primeiro versículo de 1 Timóteo 3, 1 como sendo fiel (ou verdadeira) .
É bom desejar ser um líder espiritual, a palavra “desejar” significa dirigir o seu coração “mente” em direção a alguma coisa.
Paulo destaca a liderança como uma “excelente obra” da enfase ou destaca importância de ser um líder, No entanto existe padrões, regras, regulamentos baseados na Palavra de Deus para serem seguidos.
Tome muito cuidado na escolha de um líder.
“A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro”.
1 Timóteo 5, 22
A melhor maneira de evitar a punição um obreiro, é tomar cuidado a respeito quem escolhemos para colocar em uma posição tão importante.
Paulo estava advertindo Timóteo para não se apressar para indicar um obreiro, porque primeiramente deveria averiguar “investigar” a existência de problemas ou pecados.
A escolha de um líder deve ser analisada de acordo como está descrito em 1 Timóteo 3, 1-13 e Tito 1, 5-9.
Nem todos que querem ser líderes na igreja hoje, estão prontos e capacitados, bem como escolher líderes para a igreja, é uma responsabilidade muito séria.
Precisamos ter a certeza da parte de Deus, ver a suas qualificações conforme a Palavra de Deus na escolha de líderes, antes de convidá-lo para assumir uma posição diante da igreja do Senhor Jesus.
Se Timóteo consagrasse alguém da igreja ou permitisse alguém ser obreiro da igreja “líder” e esta pessoa tornasse um inconveniente “acontecimento desagradável ou inesperado, que importuna, obstáculo” por causa de seus pecados persistentes.
Se Timóteo permitisse este tipo de pessoa permanecendo no seu posto ou posição eclesiástica, apesar de seus pecados. Timóteo também estaria participando dos mesmo pecados alheios, por fazer concessões e permissões.
“A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro”.
1 Timóteo 5, 22
Paulo diz a Timóteo no final do versículo “conserva-te a ti mesmo puro
Porque “puro” pois permanecendo puro teria a capacidade de julgar claramente aqueles que seriam capazes de servir a igreja como obreiros e conforme uma ética cristã.
Além disto, lidaria imediatamente com os pecados entre os obreiros, mostraria as suas convicções de acordo com a Palavra de Deus e sua oposição ao pecado, o que também ajudaria ele, permanecer puro.
Paulo fez varias advertências para Timóteo, referente as qualificações de um líder
* Deve viver uma vida irrepreensível, isto significa que ele não deve ter falhas no seu comportamento que sirvam de base para qualquer tipo de acusação. A palavra irrepreensível é um resumo geral do seu caráter, pois o líder deve ter boa reputação na igreja e na sociedade.
* Marido de uma mulher – Muitos teólogos já tiveram diversas interpretações, alguns diziam que deve ser casado e essa ideia teve força pelo o fato que os falsos ensinadores proibiam o casamento (1 Tm 4, 3). No entanto, devemos descartar esta hipótese porque Paulo e Timóteo não eram casados, e instruíram os que queriam casar, para quem fizesse tal escolha (1 Tm 5, 14 e 1 Co 7, 25-33)
* Marido de uma mulher – Mas o líder que fosse casado, deveria ser um homem de única mulher, posicionando-se de forma contrária ao mundo que não conhece a Deus. A Bíblia não aceita o casamento por conveniência, mas exige fidelidade e participação, pois de acordo com a Palavra de Deus (Gn 2, 24) se tornarão uma só carne.
* Ser temperante ou vigilante – Seria uma outra maneira de dizer que o líder deveria ter discernimento firme e equilibrado.
* Ser sóbrio – Significa que sua vida deve ter moderação, ter limites, não ser radical e não ser liberal, bem como deve ter o “equilíbrio”
* Ser honesto – Significar ter uma boa reputação, sincero, refere-se ao respeito social, ter um comportamento normalmente digno.
* Ser hospitaleiro – Significar hospedar alguém em sua casa, até porque era uma cultura difundida nas culturas do Oriente Médio e no Antigo Testamento (Hb 13, 2)
* Aptos para ensinar – Uma tarefa importante e todo o líder de igreja tem a responsabilidade de ensinar as Escrituras aos membros da congregação. O líder deve entender e ser capaz de transmitir as verdades profundas da Palavra de Deus, bem como saber lidar com os falsos pregadores ou ensinadores que destorcem o ensino genuíno da Bíblia Sagrada.
* Não pode ser dado ao vinho – Por vários motivos óbvios, seus reflexos, sua mente não podem ser obstruídas nada, a não ser pelo Espirito de Deus (Ef 5, 18).
* Não pode ser espancador – Uma pessoa violenta, ofende as outras pessoas, e a ofensa pode ser de varias maneiras (verbal, física, sexual e até mesmo espiritual). Uma pessoa assim é insegura, insensível e não pode ser escolhida para ser um líder.
* Deve ser moderado e não contencioso – Significar ser livre da aspereza, da severidade, da violência, da contenda, da briga e livre de discussão e falatórios.
* Governar bem a sua casa – Governar significa uma administração misericordiosa, que traz direção e orientação, amor, compaixão e firmeza.
* Não pode ser neófito – Não pode ser um menino na fé “imaturo”, mas tem que ter conhecimento da Palavra de Deus, firmeza e maturidade.
* Ensoberbecendo-se caíra na condenação do diabo – Da mesma maneira que Satanás caiu, por causa do seu orgulho. Não devemos dar responsabilidade para pessoas novas na igreja e sem maturidade, antes que estejam prontos para assumir tal função, pois podem ser alvos de Satanás através da tentação do orgulho, seduzindo nossas emoções e razões, ao ponto de ser influenciado por pessoas inescrupulosas “desonestos ou desleais
* Boa reputação com os de fora – Quando é citado a Palavra de fora da igreja, são os não convertidos, da comunidade. Os líderes tem a obrigação de manter o mais alto padrão de reputação ou exemplo. Quando um líder tem uma má reputação, ele impede que outras pessoas venham para Cristo.
Vamos retornar ao versículo 22, de 1 Timóteo 5.
Neste versículo existe um grande preocupação de Paulo referente a dificuldade na escolha de um líder.
"OS PECADOS DE ALGUNS HOMENS SÃO MANIFESTOS" muitas pessoa que conhecemos passam pela nossa vida, antes que seus pecados sejam conhecidos ou se tornem visíveis, isto, se caso um dia vier a tona.
Por isso que existe a preocupação de avaliar bem um individuo, se ele é realmente qualificado para servir a igreja de Jesus, antes de tomarmos a decisão de colocá-lo em uma posição de liderança.
O julgamento que Paulo apresenta, seria o julgamento de Deus e também o julgamento de Timóteo para a escolha e consagração de líderes. Bem como esta advertência serve também para cada um de nós, para não julgar ninguém apenas pela aparência imediata, porque os problemas não surgem logo em seguida, alguns se manifestam a longo prazo.
Podemos ter como exemplo, algumas boas obras aparecem de imediato e são evidentes através de algumas qualidades, como: hospitalidade, bondade e etc. Mas existem outras qualidades em certa situações, como uma excelente administração da casa e a honestidade, que somente se tornarão visíveis ou aparentes depois de um grande período de convívio e observação da conduta de cada ser humano.
Paulo esclarece nos versículos 24 e 25, o por que de sua instrução a Timóteo na escolha cuidadosa de um líder. Se a escolha for apenas superficial, pode também levar a um exame superficial dos pecados ou das boas qualidades.
Podemos compreender que a escolha de um líder, tem que ser aplicado os critério apresentados pela Bíblia Sagrada, caso contrário estaremos escolhendo homens mal qualificados e os homens bem qualificados poderão ser esquecidos e não identificados.
Nisto, nos mostra que a verdadeira personalidade de uma pessoa é revelado com o tempo, por isso na escolha de um líder deve existir a oração para Deus direcionar o cuidado na escolha, pois trará bons resultados para a igreja do Senhor Jesus.
Sabemos que o conflitos ou problemas poderão acontecer, principalmente quando temos várias pessoas com culturas e personalidades diferentes, nenhuma igreja e líderes estão isentos de pecados e falhas ou de enganos.
Nos versículos 19 e 20 de 1 Timóteo 5, Paulos nos lembra do Antigo Testamento que nenhuma acusação deveria ser ouvida, senão com duas ou três testemunhas para acusar qualquer pessoa (Dt 17, 6; 19, 15 - Mt 18, 16 - Jo 8, 17 - 2 Co 13, 1). Mas prestem atenção, não basta somente haver duas ou mais pessoas como testemunhas, isto não significa que o acusado será imediatamente culpado.
Temos que realizar uma investigação minuciosa das acusações apresentadas, caso confirmado as acusações e o líder persistir em seus erros "pecados", deve ser repreendido de maneira justa e caridosa com o propósito da restauração dessa pessoa, e também para que os demais tenham temor a Deus em não cometer os mesmo erros e pecados.
Sigamos a melhor receita para nossas vidas espirituais e que venhamos receber vitórias em todas as áreas na sua vida.
Deus vos abençoe
Respeitosamente
Pr. Charles Fernandes - CIADESCP / CGADB
Bacharel em Teologia, Administração Financeira e Pós-Graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Interdisciplinar
É bom desejar ser um líder espiritual, a palavra “desejar” significa dirigir o seu coração “mente” em direção a alguma coisa.
Paulo destaca a liderança como uma “excelente obra” da enfase ou destaca importância de ser um líder, No entanto existe padrões, regras, regulamentos baseados na Palavra de Deus para serem seguidos.
Tome muito cuidado na escolha de um líder.
“A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro”.
1 Timóteo 5, 22
A melhor maneira de evitar a punição um obreiro, é tomar cuidado a respeito quem escolhemos para colocar em uma posição tão importante.
Paulo estava advertindo Timóteo para não se apressar para indicar um obreiro, porque primeiramente deveria averiguar “investigar” a existência de problemas ou pecados.
A escolha de um líder deve ser analisada de acordo como está descrito em 1 Timóteo 3, 1-13 e Tito 1, 5-9.
Nem todos que querem ser líderes na igreja hoje, estão prontos e capacitados, bem como escolher líderes para a igreja, é uma responsabilidade muito séria.
Precisamos ter a certeza da parte de Deus, ver a suas qualificações conforme a Palavra de Deus na escolha de líderes, antes de convidá-lo para assumir uma posição diante da igreja do Senhor Jesus.
Se Timóteo consagrasse alguém da igreja ou permitisse alguém ser obreiro da igreja “líder” e esta pessoa tornasse um inconveniente “acontecimento desagradável ou inesperado, que importuna, obstáculo” por causa de seus pecados persistentes.
Se Timóteo permitisse este tipo de pessoa permanecendo no seu posto ou posição eclesiástica, apesar de seus pecados. Timóteo também estaria participando dos mesmo pecados alheios, por fazer concessões e permissões.
“A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro”.
1 Timóteo 5, 22
Paulo diz a Timóteo no final do versículo “conserva-te a ti mesmo puro
Porque “puro” pois permanecendo puro teria a capacidade de julgar claramente aqueles que seriam capazes de servir a igreja como obreiros e conforme uma ética cristã.
Além disto, lidaria imediatamente com os pecados entre os obreiros, mostraria as suas convicções de acordo com a Palavra de Deus e sua oposição ao pecado, o que também ajudaria ele, permanecer puro.
Paulo fez varias advertências para Timóteo, referente as qualificações de um líder
* Deve viver uma vida irrepreensível, isto significa que ele não deve ter falhas no seu comportamento que sirvam de base para qualquer tipo de acusação. A palavra irrepreensível é um resumo geral do seu caráter, pois o líder deve ter boa reputação na igreja e na sociedade.
* Marido de uma mulher – Muitos teólogos já tiveram diversas interpretações, alguns diziam que deve ser casado e essa ideia teve força pelo o fato que os falsos ensinadores proibiam o casamento (1 Tm 4, 3). No entanto, devemos descartar esta hipótese porque Paulo e Timóteo não eram casados, e instruíram os que queriam casar, para quem fizesse tal escolha (1 Tm 5, 14 e 1 Co 7, 25-33)
* Marido de uma mulher – Mas o líder que fosse casado, deveria ser um homem de única mulher, posicionando-se de forma contrária ao mundo que não conhece a Deus. A Bíblia não aceita o casamento por conveniência, mas exige fidelidade e participação, pois de acordo com a Palavra de Deus (Gn 2, 24) se tornarão uma só carne.
* Ser temperante ou vigilante – Seria uma outra maneira de dizer que o líder deveria ter discernimento firme e equilibrado.
* Ser sóbrio – Significa que sua vida deve ter moderação, ter limites, não ser radical e não ser liberal, bem como deve ter o “equilíbrio”
* Ser honesto – Significar ter uma boa reputação, sincero, refere-se ao respeito social, ter um comportamento normalmente digno.
* Ser hospitaleiro – Significar hospedar alguém em sua casa, até porque era uma cultura difundida nas culturas do Oriente Médio e no Antigo Testamento (Hb 13, 2)
* Aptos para ensinar – Uma tarefa importante e todo o líder de igreja tem a responsabilidade de ensinar as Escrituras aos membros da congregação. O líder deve entender e ser capaz de transmitir as verdades profundas da Palavra de Deus, bem como saber lidar com os falsos pregadores ou ensinadores que destorcem o ensino genuíno da Bíblia Sagrada.
* Não pode ser dado ao vinho – Por vários motivos óbvios, seus reflexos, sua mente não podem ser obstruídas nada, a não ser pelo Espirito de Deus (Ef 5, 18).
* Não pode ser espancador – Uma pessoa violenta, ofende as outras pessoas, e a ofensa pode ser de varias maneiras (verbal, física, sexual e até mesmo espiritual). Uma pessoa assim é insegura, insensível e não pode ser escolhida para ser um líder.
* Deve ser moderado e não contencioso – Significar ser livre da aspereza, da severidade, da violência, da contenda, da briga e livre de discussão e falatórios.
* Governar bem a sua casa – Governar significa uma administração misericordiosa, que traz direção e orientação, amor, compaixão e firmeza.
* Não pode ser neófito – Não pode ser um menino na fé “imaturo”, mas tem que ter conhecimento da Palavra de Deus, firmeza e maturidade.
* Ensoberbecendo-se caíra na condenação do diabo – Da mesma maneira que Satanás caiu, por causa do seu orgulho. Não devemos dar responsabilidade para pessoas novas na igreja e sem maturidade, antes que estejam prontos para assumir tal função, pois podem ser alvos de Satanás através da tentação do orgulho, seduzindo nossas emoções e razões, ao ponto de ser influenciado por pessoas inescrupulosas “desonestos ou desleais
* Boa reputação com os de fora – Quando é citado a Palavra de fora da igreja, são os não convertidos, da comunidade. Os líderes tem a obrigação de manter o mais alto padrão de reputação ou exemplo. Quando um líder tem uma má reputação, ele impede que outras pessoas venham para Cristo.
Vamos retornar ao versículo 22, de 1 Timóteo 5.
Neste versículo existe um grande preocupação de Paulo referente a dificuldade na escolha de um líder.
"OS PECADOS DE ALGUNS HOMENS SÃO MANIFESTOS" muitas pessoa que conhecemos passam pela nossa vida, antes que seus pecados sejam conhecidos ou se tornem visíveis, isto, se caso um dia vier a tona.
Por isso que existe a preocupação de avaliar bem um individuo, se ele é realmente qualificado para servir a igreja de Jesus, antes de tomarmos a decisão de colocá-lo em uma posição de liderança.
O julgamento que Paulo apresenta, seria o julgamento de Deus e também o julgamento de Timóteo para a escolha e consagração de líderes. Bem como esta advertência serve também para cada um de nós, para não julgar ninguém apenas pela aparência imediata, porque os problemas não surgem logo em seguida, alguns se manifestam a longo prazo.
Podemos ter como exemplo, algumas boas obras aparecem de imediato e são evidentes através de algumas qualidades, como: hospitalidade, bondade e etc. Mas existem outras qualidades em certa situações, como uma excelente administração da casa e a honestidade, que somente se tornarão visíveis ou aparentes depois de um grande período de convívio e observação da conduta de cada ser humano.
Paulo esclarece nos versículos 24 e 25, o por que de sua instrução a Timóteo na escolha cuidadosa de um líder. Se a escolha for apenas superficial, pode também levar a um exame superficial dos pecados ou das boas qualidades.
Podemos compreender que a escolha de um líder, tem que ser aplicado os critério apresentados pela Bíblia Sagrada, caso contrário estaremos escolhendo homens mal qualificados e os homens bem qualificados poderão ser esquecidos e não identificados.
Nisto, nos mostra que a verdadeira personalidade de uma pessoa é revelado com o tempo, por isso na escolha de um líder deve existir a oração para Deus direcionar o cuidado na escolha, pois trará bons resultados para a igreja do Senhor Jesus.
Sabemos que o conflitos ou problemas poderão acontecer, principalmente quando temos várias pessoas com culturas e personalidades diferentes, nenhuma igreja e líderes estão isentos de pecados e falhas ou de enganos.
Nos versículos 19 e 20 de 1 Timóteo 5, Paulos nos lembra do Antigo Testamento que nenhuma acusação deveria ser ouvida, senão com duas ou três testemunhas para acusar qualquer pessoa (Dt 17, 6; 19, 15 - Mt 18, 16 - Jo 8, 17 - 2 Co 13, 1). Mas prestem atenção, não basta somente haver duas ou mais pessoas como testemunhas, isto não significa que o acusado será imediatamente culpado.
Temos que realizar uma investigação minuciosa das acusações apresentadas, caso confirmado as acusações e o líder persistir em seus erros "pecados", deve ser repreendido de maneira justa e caridosa com o propósito da restauração dessa pessoa, e também para que os demais tenham temor a Deus em não cometer os mesmo erros e pecados.
Sigamos a melhor receita para nossas vidas espirituais e que venhamos receber vitórias em todas as áreas na sua vida.
Deus vos abençoe
Respeitosamente
Pr. Charles Fernandes - CIADESCP / CGADB
Bacharel em Teologia, Administração Financeira e Pós-Graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Interdisciplinar
Nenhum comentário:
Postar um comentário