A palavra submissão escrita na carta que o Apóstolo Paulo escreve para a igreja (pessoas) e para todos os cristãos em toda parte do mundo, traz certo impacto em nosso vocabulário referente ao seu significado.
Se submeter a outra pessoa, soa em muitas das vezes, um conceito muito mal interpretado. Bem como, essa palavra no texto da carta que o Apóstolo Paulo escrevera, não tem nada haver em ser tornar um capacho para outra pessoa.
Pois bem, com base no texto da Bíblia Sagrada em Efésios 5:22-25, quero explicar algo muito importante para os homens e mulheres.
"22 Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;
23 Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
24 De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.
25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela." Efésios 5:22-25
Primeiramente precisamos entender que a submissão que o Apóstolo Paulo traz no texto não pode ser baseado em uma visão machista ou feminista.
O casamento envolve submissão mútua, subordinando nossos desejos pessoais ao bem da pessoa amada, de forma voluntária.
O Apóstolo Paulo explica que o marido é a cabeça da mulher, como Cristo é a cabeça da igreja. Em outras palavras, o marido é o chefe espiritual da família e a esposa deve reconhecer a sua liderança.
Outrossim, precisamos saber que uma verdadeira liderança espiritual envolve servir e sacrificar-se. Cristo sendo o cabeça da igreja é também Salvador, pois deu sua vida pela igreja.
Um verdadeiro marido sábio que honre a Cristo, nunca tirará vantagens do seu papel de liderança e uma esposa sábia que honre a Cristo, não tentará minar a liderança do seu marido.
O verdadeiro marido colocará de lado seus interesses próprios, para colocar em primeiro lugar o zelo e o verdadeiro cuidado da sua esposa.
Quando ambos (marido e mulher) tem uma relação forte com Cristo, cada um sempre estará preocupado com a felicidade um do outro.
O Apóstolo Paulo também mandou uma ordem direta aos maridos: que amassem suas mulheres.
Os homens com o hábito romano de ter poder ilimitado sendo chefe da família, não estariam acostumados a se sacrificar por amor e respeito à esposa.
Naturalmente marido e esposa, devem se submeter um ao outro, da mesma maneira que se amam um ao outro.
Dessa maneira a submissão reafirma o pacto de igualdade, onde parceiros voluntários e alegremente se submetem a fim de buscar o melhor um do outro.
O marido deve amar a esposa como Cristo amou a igreja se entregando por ela. Essa entrega significa morrer se sacrificando por causa do amor.
O marido deve estar pronto para fazer qualquer sacrifício por sua esposa, esse sacrifício seria a dedicação pessoal através do amor, carinho e cuidados.
O bem estar da esposa é importante e fundamental, o marido deve cuidar da esposa da mesma forma que cuida de seu próprio corpo.
Concluindo! Nenhuma esposa precisa, temer em se submeter a um homem, que se comprometa a tratar dessa maneira sua esposa conforme descrito e explicado no supracitado.
Deus vos abençoe sempre
Pr. Charles Fernandes
Bacharel em Teologia, Administração Financeira
Pós-graduação em Gestão e Metodologia de Ensino Superior Interdisciplina