sábado, 19 de setembro de 2015

A Sabedoria deste mundo.


6 - Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam;
7 - Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; 

Meus amados com todo respeito, vejamos ou vamos relembrar o que esta escrito em I Coríntios 2, 6-7.

As pessoas de coríntios estavam acostumadas com o debate filosófico e o Apóstolo Paulo já havia observado esse detalhe.

Então Paulo com a sabedoria divina, não  foi até eles com sabedoria humana, mas com a argumentação do simples e genuíno evangelho. 

Outrossim, não entreteve os seus ouvintes com debates filosóficos, e podemos até pensar que muitas pessoas criticaram a Paulo, considerando uma pessoal sem conhecimento ou que tivesse apenas uma mensagem insignificante. 

Sabemos que esses tipos de debates não salvam ninguém; Paulo não utilizava a sabedoria desse mundo para impressionar ninguém. 

Mas quando estava com crentes maduros, usava uma sabedoria mais elevada, porque vinha direito de Deus. 

Meus amados, os cristãos maduros não eram os que tinham mais estudos, ou os que tinham muitos treinamento ou diplomas. 

Mas, aqueles que tinham sidos iluminados pelo Espírito Santo, bem como os que receberam a salvação, em contraste com aqueles que tinham rejeitado.

Só conheceremos os mistérios de Deus, através do Espírito Santo. 

Pr.Charles Fernandes - CIADESCP / CGADB

Bacharel em Teologia, Administração Financ
Pós-Graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Interdisciplinar.

domingo, 29 de março de 2015

Educação Cristã

É sobre a Educação Cristã, onde através dela nasce o despertamento e o incentivo ao conhecimento Bíblico pelo qual temos objetivo de instruir, capacitar e proporcionar meios para alcançarmos um coração sábio. Dentro desse aspecto compreendemos a viver um relacionamento correto com Deus e com outras pessoas, bem como alcançar a paz e descanso nas adversidades que enfrentamos nesta vida.
Conforme Oliveira (2008) é através do estudo aprofundado na leitura que encontramos e possuímos forças; E nisto temos um privilégio de ser corrigidos, transformados, consolados, animados e fortalecidos, quando queremos aprender e praticar a palavra de Deus. A leitura sempre acarretará em uma educação cristã alicerçado pela palavra de Deus, gerando frutos de arrependimento, pois o conhecimento da Palavra de Deus liberta e leva ao entendimento que precisamos de Jesus.
Conforme Freire (1996) defende uma tese acerca da necessidade de ter a consideração ou respeito, referente à formação de pessoas em todas as faixas etárias de forma integral, não eliminado o seu aprendizado em algo repetitivo, manifestando uma maneira de ensinar, “de cima para baixo” muito menos desvalorizando o conhecimento e experiências vivenciadas.
Com isso, acredita-se que o desenvolvimento desse assunto, trará muita experiência em busca da educação cristã e o aprendizado da mesma, associando a prática já vivenciada por cada pessoa e posteriormente aplicada ao ensino da bíblia. É necessário, que venhamos cumprir o ide de nosso Senhor Jesus Cristo, pregando o evangelho a toda à criatura, através da educação cristã. Pois quando falamos de educação, estamos também falando da leitura propriamente dita, pois através dela que alcançamos o conhecimento e desenvolvemos nosso raciocino lógico e a nossa fé.
De acordo com Fioro (1988), uma educação libertadora, nasce de forma a promover um ensino ou aprendizado interativo, e não convincente e dominador. Neste caso a educação torna-se, algo prazeroso e tem participação ativa na práxis do desenvolvimento do ser humano. Então podemos conciliar o estudo ou a leitura da Palavra de Deus, que sempre estará nos instruindo, fazendo e proporcionando meios para um coração sábio e nos ensinando a ter um relacionamento agradável para com Deus, até mesmo aqueles que não acreditam na existência Dele.
Concluíndo, busca-se com este estudo analisar a educação cristã através do conhecimento Bíblico para o desenvolvimento na sua dimensionalidade. Sendo que deve ser entendida como um dos principais veículos de libertação do homem. Bem como devemos oportunizar as pessoas a interação e o estabelecimento de dialogo através de capacitação na educação cristã.
Com essa iniciativa, todos nós e pessoas não conhecedoras do evangelho do Senhor Jesus Cristo, poderão conhecer este legado tão rico sob a ótica cultural e até antropomórfica, onde teremos resultados mais expressivos, capacitando a viver de maneira sabia, tendo um relacionamento correto com Deus e com as pessoas.
Florianópolis, 22 de Novembro de 2014


Pr. Charles Fernandes – CIADESCP / CGADB
Graduação e Bacharel em Teologia (Unigran), Administração (Unisul)
Pós-Graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Interdisciplinar (Uniesc).