terça-feira, 28 de março de 2017

Relacionamento com as autoridades - Romanos 13.


Devemos lembrar, que Paulo escreve esse ensinamento para os seus leitores imediatos que estavam em Roma, que era a capital do poderoso império Romano. Lá existia um pequeno grupo de crentes que viviam dentro da grande estrutura social Romana, para obedecer e respeitar às autoridades.

Sabemos que não era preciso muito esforço para provocar qualquer acusação e tampouco o silencio e a submissão não iria garantir a paz, mas permitiria a garantia da propagação e a capacidade de compartilhar o evangelho por algum tempo, com o objetivo da transformação daquela sociedade.

Porque não há autoridade que não venha de Deus – Veja que Deus permite a toda autoridade “lideres” que exerçam suas funções sob a sua soberana vontade, pois a função de uma autoridade é agir em favor do dever de proteger e servir as pessoas. Quando as autoridades esquecem e deixam de servir exercendo o poder que foi permitido a elas, estarão traindo suas responsabilidades para com o povo e tenha certeza que irão responder suas atitudes a Deus.

Todos nós devemos respeitar qualquer autoridade e obedecer as leis que regem uma nação, caso não venhamos obedecer, estaremos desobedecendo a Deus e seremos condenados.

Dentro desses aspectos, foi gerado algumas indagações, como por exemplo:

a) Alguns cristãos acreditam por existir tanta corrupção, não devam ter nenhum envolvimento com o governo ou “autoridade”, alguns pensam que não podem trabalhar para o governo, votar nas eleições ou até mesmo servir as forças armadas.

b) Outros acreditam que Deus concedeu autoridades para o estado e autoridades para a igreja, sendo que os cristãos podem trabalhar para ambos, mas não podem confundir que o ESTADO TRABALHA PARA O MATERIAL e a IGREJA PARA O ESPIRITUAL, com finalidades totalmente diferentes, se completam e não trabalham juntos.

c) Outros acreditam que os cristãos devem tornar o estado melhor através de seus envolvimentos, por intermédio da política, elegendo cristãos e lideres para cargos de grande significância, influenciando a sociedade para o bem. Entretanto o estado e a igreja teriam que trabalhar juntos para o bem de todos.

Em nenhuma dessas indagações supracitadas, vão nos mostrar a se recursar ou ser contra os regulamentos das leis que regem uma sociedade, para que não venhamos respeitar qualquer diretriz. Mas, precisamos saber e ficar bem esclarecido, QUE QUALQUER VIOLAÇÃO AOS PRINCÍPIOS MORAIS REVELADOS POR DEUS NÃO DEVEMOS NOS SUBMETER OU ACEITAR.

O governo e as autoridades podem exigir respeito, obediência, pagamentos de impostos e honras;

Saiba que nunca devemos desobedecer a Deus, por questões particulares contrária a nossa lealdade a Ele;

Temos exemplo em Atos 5, 29 “Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens”, neste caso eles teriam que divulgar o evangelho obedecendo a Deus que esta acima de qualquer autoridade, mas foram presos, torturados e executados em obediência e convicção na missão da propagação do genuíno Evangelho.

A sociedade precisa de autoridades e de limites para assegurar o bem estar e a segurança de todos; Mas nós cristãos não devemos abusar de nossa liberdade em Cristo com desculpas para desobedecer as autoridades constituídas e as leis que regem nosso ESTADO e PAÍS.

Devemos tomar cuidado para não sermos regidos pelos nosso desejos pecaminosos “orgulho, arrogância e nossas próprias razões mesquinhas” em querer desobedecer ou ser contra as autoridades, caso contrário tenha certeza que você não estará sendo dirigido pelo Espírito de Deus.

Concluindo entenderemos O MOTIVO QUE PAULO ESCREVEU, que foi justamente para ensinar os crentes, que deveriam pagar os seus imposto e se submeter as autoridades daquela época, por isso só observamos essa referencia somente nessa carta aos Romanos, pois os impostos e seus abusos estavam trazendo desconforto ao povo de Deus.

Caso os cristãos não viesse a pagar os impostos e não obedecer as autoridades, atrairiam toda atenção gerando um risco desnecessário para eles.

Atenção! Não estamos isentos de cumprir os nossos deveres com as autoridades, mas essa obrigação também alcança a outras pessoas, INDEPENDENTE DE SER UMA AUTORIDADE OU NÃO, REFERENTE A HONRA E RESPEITO (Rm 13, 7).

Deus te abençoe

Pr. Charles Fernandes - CIADESCP /CGADB
Bacharel em Teologia, Administração Financeira
Pós-graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Superior Interdisciplinar.

sexta-feira, 24 de março de 2017

Mérito da Salvação.

Efésios 2

8. Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;
9. não por obras, para que ninguém se glorie.

A salvação vem somente pela graça e foi reservada para esse fim por intermédio da fé.

Entretanto NINGUÉM pense que crer seja uma obra necessária para receber a salvação.

Pois Paulo acrescenta que as pessoas não tem o crédito por crer, porque isso é um DOM DE DEUS.

Isso nós mostra que NADA É DE NOSSA AUTORIA OU CREDIBILIDADE, nem a SALVAÇÃO, nem a GRAÇA e nem FÉ exercida, pode receber a Salvação.

Tudo é um PRESENTE DE DEUS.

A Salvação não vem de nossa autoconfiança ou individualismo, mas por iniciativa de Deus.

É um presente para ser aceito com gratidão veja Rm 3, 24-28; I Co 1, 29-30; Gl 2, 16.

Outrossim a Salvação não é uma recompensa pela OBRAS ou coisas boas que fizemos.

Ninguém pode fazer nada para ganhar a SALVAÇÃO e a própria FÉ não pode ser considerado uma OBRA ou algo para alguém se gloriar.

As pessoas querem ter méritos ou dizer aquele ou aquela foi para o céu, era uma boa pessoa, só fazia o bem....

O Judaísmo era assim, exigiam das pessoas a cumprir suas leis para que pudessem receber a salvação.

Ninguém é capaz o suficiente para agradar a Deus para ter a salvação.

Deus coloca fora todo esforço e orgulho humano.

Deus oferece gratuitamente com base na sua graça.

Deus vos abençoe

Pr. Charles Fernandes - CIADESCP /CGADB
Bacharel em Teologia, Administração Financeira
Pós-graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Superior Interdisciplinar.

quarta-feira, 22 de março de 2017

Fé e Obras.


“A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo”. Tiago 1:27

religião pura e imaculada - Tiago quer nos explicar uma religião em serviço prático e pureza pessoal, pois está intimamente ligada a uma obediência a Deus referente ao nosso comportamento, entretanto na trata-se de uma observância perfeita de regras, mas da nossa fé interior expressa em nossa vida cotidiana. Bem como nosso comportamento tem que estar de acordo com a nossa fé (I Co 5,8).

Órfãos e viúvas – São intensamente mencionados na igreja primitiva pelo o motivo de serem o mais necessitados “pobres” na Israel do século I. As viúvas por não ter acesso a herança que eram repassadas para seus filhos primogênitos e não podiam ter emprego conforme o costume na sociedade judaica, ficavam a merce e sem ajuda para seu sustento, por isso Paulo teve preocupação com a viúvas em suas igrejas (I Timóteo 5).

Obs. Quando a igreja se preocupa com o necessitado, estará colocando em prática a Palavra de Deus.

e guardar-se da corrupção do mundo – Para nos guardar da corrupção do mundo precisamos nos proteger em ter um comportamento ético moral de Cristo. Dessa forma não podemos ser iguais ao mundo onde seus valores são baseados no dinheiro, poder e o prazer.

Tiago fala que a fé sem obras é morta (Tiago 2, 26) e Paulo diz que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei (Rm 3,28), parece algo contraditório, mas Tiago apresenta seus escritos verdadeiros para complementar este ensinamento.

Preste atenção! Conforme supracitado,

homem é justificado pela fé, sem as obras da lei, neste texto Paulo estava dando uma resposta aos judaizantes, que acreditavam que as obras, seriam a circuncisão, a observância da lei e as cerimônias, sendo relevantes para a salvação.

No texto de Tiago, quando menciona que a fé sem obras é morta, o mesmo estava respondendo para as pessoas que acreditavam que através de uma concordância intelectual era suficiente para adquirir a salvação. Na realidade as obras não devem somar à fé; Mas, a verdadeira fé inclui as obras.

João 6, 28 e 29, Pergutaram-lhe, pois: Que havemos de fazer para praticarmos as obras de Deus?
Jesus lhes respondeu: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.

Podemos entender que a vida eterna é um dom, e a obra que Deus exige de cada um de nós, é que creiamos em Jesus Cristo.

Efésios 2
8. Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;
9. não por obras, para que ninguém se glorie.

A salvação vem somente pela graça e foi reservada para esse fim por intermédio da fé. 

Entretanto NINGUÉM pense que crer seja uma obra necessária para receber a salvação. 

Pois Paulo acrescenta que as pessoas não tem o crédito por crer, porque isso é um DOM DE DEUS. 

Então, para você entrar no Reino dos céus é somente pela fé, bem como é algo dado por Deus, e não adianta apenas querer realizar obras em relação a uma religiosidade e tradição; outrossim, Deus exige uma obediência em nosso comportamento, atitudes e caráter.

fé sem obras é morta – A fé que salva e a fé que fica evidentemente claro por intermédio dos atos que produzimos, caso contrário é sem efeito e morta.

Analisando o texto de Tiago, abaixo:

“E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma”. Tiago 2:15-17

Tiago nos traz um exemplo de algum provável membro da igreja que estava passando por necessidade. Imaginamos agora, alguém que não tenha roupas para se aquecer e lhe falte alimentos, isto significa uma situação de extrema necessidade.

SERÁ QUE ESTAMOS AGINDO COMO UMA VERDADEIRA IGREJA DE JESUS?

Infelizmente estamos esquecendo de muitas pessoas que estão sem um lugar adequado para morar e sem condições financeiras.

Faço essa pergunta para cada um de nós. vamos continuamos a aceitando esse tipo de evangelho barato? em que você tem que dar tanto em dinheiro para ganhar tanto em bênção ou vamos continuar aceitando essa banalização do evangelho? onde muitos líderes estão se enriquecendo e se dos esquecendo dos necessitados.

Tiago 2, 16 – Que proveito virá daí?

Tenha certeza que poderemos fazer alguma coisa pelos necessitados, pois Deus tem nos dado o suficiente. Mas muitas das vezes vamos apenas com as mãos vazias e só levamos a oração e a Palavra de Deus.

A pergunta de Tiago faz cada um de nós repensar e ver que temos a obrigação de ajudarmos com ações concretas, pois somente com palavras, nossas ações não resultam em nada.

Agora já compreendemos que as obras são os frutos da fé em prática, caso contrário será morta ou inútil; Lembre-se também que as duas não podem estar separadas.

Saiba que em nossas dificuldade somos aperfeiçoados, se mantivermos perseverança e confiança em Deus, pois a nossa fé é produzida em nossa obediência na prática da Palavra de Deus. (Tiago 2, 22).

“Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta”. Tiago 2:26

Sem acreditar ou sem fé, o cristianismo seria apenas um conceito; Mas poderemos chegar a uma conclusão que a nossa ação de acordo com a Palavra de Deus é a obediência genuína voltada na preocupação com os nosso semelhantes, pois somos chamados para servir sem discriminação, mas ajudando com boa obras a todas as pessoas.

Deus vos abençoe

Pr.Charles Fernandes
Bacharel em Teologia, Administração Financeira
Pós-graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Superior Interdisciplinar.

terça-feira, 21 de março de 2017

Espinho na carne.


"E para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo" (2 Coríntios 12:7-9).

Deus concedeu a Paulo uma visão do mais alto céu “terceiro céu” sabemos que ele ouviu e viu coisas que não tinham como ser repetidas e contadas. Em contrapartida devido a esta experiência, Deus permitiu a ele um “espinho na carne” uma fraqueza que permitia a lembrança de sua completa dependência de Deus; Sabemos que existem muita pessoas que gostam de se gloriar de algumas prerrogativas em sua vidas, ao contrário de Paulo, ele jamais poderia se orgulhar, pois tinha que sofrer por Cristo, em tudo na sua vida.

Paulo para não se vangloriar, focou e concentrou em suas fraquezas, para não se exaltar pelo privilégio que tinha contemplado por intermédio dessa visão.

Pois bem, a exata natureza desse “espinho na carne” não sabemos e não é conhecida, porque a Bíblia não fala a respeito disso de forma detalhada. De acordo com a palavra grega “carne” pode de se referir tanto para o corpo físico, como também para o “eu” carnal, bem como exitem várias especulações a respeito do “espinho na carne”.

No grego a palavra “espinho” significa “estaca” uma palavra usada no Antigo Testamento fazendo referência aos vizinhos inimigos de Israel, que se tornaram um perigo e armadilha (Nm 33, 55). Outros interpretam, sendo pessoas que eram contra o Evangelho, como os falsos pregadores que estavam enganando o povo de coríntios ou judeus que se opunham de forma ferrenha a pregação de Paulo. Outrossim, poderia ser algum tipo de tentação da sua própria carne, que serviu de barreira ao Evangelho, que o teria humilhado ele, por sua fraqueza.

Este espinho pode ser também uma fraqueza física e não uma tentação espiritual constante, sendo que alguns até comentam que Paulo terias dores de cabeça fortíssimas, pois entendiam que seriam a descrição de sintomas ou doença na sua visão (Gl 4, 14-15).

Concluindo essa passagem Bíblica em II Coríntios, observamos que o objetivo principal não seria o problema que Paulo enfrentava; Mas tem um ensinamento de suma importância, para que venhamos aprender e saber que Deus não queria que o Apóstolo viesse se gloriar ou querer ser arrogante pelas excelentes revelações dadas a ele. Por isso Deus permitiu que Satanás golpeasse com certo tipo de aflições ou tentações (injúrias, necessidades, perseguições e angústias), de tal forma que viesse sempre lembrar da sua dependência de Deus e o afastava da auto suficiência e orgulho. Essa explicação por parte do Apóstolo Paulo foi necessária porque os coríntios valorizavam muito o sucesso e o poder e não o fracasso.

Atenção! Quem muito valoriza o sucesso, precisa trabalhar arduamente através das fraquezas (I Co 1, 26-26), lutando por intermédio da oração, e mesmo Deus não atendendo como de igual modo fez com Paulo, não removendo o seu espinho; Você precisa entender que a graça de Jesus é o suficiente para a sua vida, acreditando que em tudo dependemos Dele, pois a glória é para Ele.

Deus vos abençoe

Pr.Charles Fernandes - CIADESCP /CGADB
Bacharel em Teologia, Administração Financeira
Pós-graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Superior Interdisciplinar.

sexta-feira, 10 de março de 2017

A língua e os líderes.


TIAGO 3.

Tiago ao escrever esse ensinamento sobre a língua, ele faz faz referencia aos professores da época, pois eram peças fundamentais para o aprofundamento espiritual dos crentes, bem como todas as pessoas dependiam deles.

Na igreja de Antioquia os professores tinham status da mesma forma que os profetas que enviaram a Saulo e Barnabé (At 13,1).

Conforme supracitado, os professores eram o ponto de contato para todo crente novo convertido que precisavam receber instruções sobre o genuíno Evangelho para a edificação da fé em Cristo Jesus.

O PROBLEMA QUE TIAGO QUER ENFATIZAR NESTE TEXTO ERA JUSTAMENTE PARA ALGUNS PROFESSORES QUE OCUPAVAM POSIÇÕES DE LIDERANÇAS NA IGREJA e formavam grupinhos, usando suas prerrogativas de professores e lideres, para transmitir ensinamentos movidos por seus desejos mundanos. OUTROSSIM, ATRAVÉS DE SEUS CONHECIMENTOS CONSEGUIAM CONSERVAR AS SUAS POSIÇÕES E IMPORTÂNCIA.

Podemos observar a preocupação de Tiago com os falsos ensinadores que estavam destruindo os crentes com as sua línguas descontroladas.

Que sejamos dirigidos em todos os sentidos em nossas vidas, corpo, alma e espírito, em ações, atitudes, e principalmente no falar, concomitantemente nos dias hodiernos através da tecnologia onde o fácil acesso nas redes sociais, tenhamos cuidado no escrever e no falar, que em tudo o ESPÍRITO SANTO venha nos conduzir.

Respeitosamente

Pr. Charles Fernandes - CIADESCP / CGADB
Bacharel em Teologia, Administração Financeira
Pós-graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Superior Interdisciplinar.

segunda-feira, 6 de março de 2017

Qual a finalidade do livro de MALAQUIAS?


Primeiramente devemos saber que o propósito do Livro de Malaquias é confrontar o povo com seus erros e pecados, bem como restaurar o relacionamento do povo com Deus.

Pois bem, vejamos algumas passagens Bíblicas que tem gerado dúvidas para as pessoas, por muitos ditos líderes terem distorcido o verdadeiro significado dessa maravilhosa Palavra de Deus.

MALAQUIAS 3, 8 – VEJAMOS: ROUBARÁ O HOMEM A DEUS? Significa que eles estavam roubando a Deus, não trazendo as ofertas exigidas pela lei de Moisés, substituindo-as por animais defeituosos; também não trouxeram as ofertas necessárias para o sustento do ministério e do culto no templo.

TODA A PROVISÃO QUE ERA DESTINADA PARA DEUS E PARA O TEMPLO, FOI SUBSTITUÍDA E ABSORVIDA PARA SEUS INTERESSES PRÓPRIOS, SIMPLESMENTE ESQUECERAM DA PARTE ESPIRITUAL, em outras palavras roubaram com abuso comercial, procuraram somente riquezas e prazeres como alvos da vida, sendo um bando de hedonistas (do grego hedonê, "prazer", "vontade" própria), servindo a si mesmos, esqueceram de Deus, negligenciaram a fé e ocupados em autoglorificação.

O DIZIMO era o mecanismo para sustentar os levitas (Lev. 27.30-31), havia outro dizimo em favor dos levitas e suas famílias, para suas refeições no templo (ver Deu. 12,18, para a natureza destas ofertas extras). TAMBÉM EXISTIA OFERTAS ESPECIAIS PARA OS POBRES (Dt. 14,28-29).

MALAQUIAS 3, 9 – PORQUE A MIM ME ROUBAIS, VÓS, A NAÇÃO TODA, esta citação significa ser um negócio ruim reter todo o dinheiro e recursos para si próprio, enquanto há muitos necessitados por aí. Veja que a generosidade faz o dinheiro fluir para todos.

“Nenhum homem jamais perdeu coisa alguma servindo a Deus com todo o coração, e nenhum homem ganhou nada servindo a si mesmo com todo o coração" (Fausset, in loc.).

MALAQUIAS 3, 10 – Significa que Deus encoraja a generosidade, prometendo que o homem (gênero humano) generoso verá as bênçãos de Deus caindo dos céus em abundância, Ele o nosso SENHOR vai te recompensar em tudo que fizeres com bondade sem esperar nada em troca, ou melhor, sabe aquelas pessoa que querem barganhar com Deus? Não serão contemplados por essa benção. Bem como a Lei Moral da Colheita segundo a Semeadura será comprida, Gálatas 6, 7-8. Saibamos que existem leis espirituais, entre as quais, a que governa a generosidade.

Vejamos ainda o que significa CASA DO TESOURO e provai de MIM - Havia salas especiais no templo para armazenar os DÍZIMOS DE GRÃOS E AS PRIMÍCIAS (ver I Reis 7.51; Nee. 10.38; 13.12). Então quem for GENEROSO receberá muitas bênçãos, e não haverá espaço para armazenar tudo o que obtiver das mãos de Deus (principalmente bençãos ESPIRITUAIS).

ATENÇÃO! Vamos ler Malaquias 2

1 Agora, ó sacerdotes, este mandamento é para vós.

2 Se não ouvirdes e se não propuserdes, no vosso coração, dar honra ao meu nome, diz o Senhor dos Exércitos, enviarei a maldição contra vós, e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e também já as tenho amaldiçoado, porque não aplicais a isso o coração.

3 Eis que reprovarei a vossa semente, e espalharei esterco sobre os vossos rostos, o esterco das vossas festas solenes; e para junto deste sereis levados.

ANALISANDO O VERSÍCULO SUPRACITADO – O significado de Descendência, para alguns intérpretes entendem que a palavra hebraica refere-se à agricultura, não aos descendentes; Mas a palavra é literalmente semente. Então, fazendo uma comparação, entendemos que a palavra “descendência” é voltado para a agricultura e todos os descendentes reprovados sofreriam consequências de seu erros e pecados por intermédio de Deus, incluindo os sacerdotes que desonraram o Nome de Deus.

ATIRAREI EXCREMENTO AOS VOSSOS ROSTOS, o texto no mostra que os levitas tinham a desagradável tarefa de tirar o esterco da corte do templo, assim aqueles homens iníquos seriam lançados fora juntamente com toda a sujeira do lugar. Como de fato, eles se tornaram pior que o esterco vivo que poluiu o templo e o culto. Então o esterco que deveria ser removido da área sagrada, seria jogado no rosto dos sacerdotes apóstatas.

OUTROSSIM, muitas pessoas usam o texto de Mateus 23, 23 - “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas”.

O texto supracitado em Mt 23, 23, demonstra a hipocrisia exercida pelos escribas e fariseus que tinha a grande preocupação na obediência na Lei (dando o DÍZIMO e até mesmo das menores colheitas). Mas esqueciam do principal que era TRATAR CORRETAMENTE AS PESSOAS e CONSTRUIR UM RELACIONAMENTO CORRETO COM DEUS, sendo o JUÍZO, A MISERICÓRDIA e a FÉ.

Por exemplo: Somos fiéis em doar ao TEMPLO 10% de nossas rendas, MAS NOS RECUSAMOS EM AJUDAR OS NECESSITADOS.

No final do versículo supracitado me chama muito atenção e me deixa preocupado “ porém, fazer estas coisas, E NÃO OMITIR AQUELAS” Não devemos em hipótese alguma OMITIR as coisa importantes, veja que nesta citação JESUS não estava invalidando a fidelidade à lei de Deus, MAS CONDENANDO DETALHES FÚTEIS que invalidavam e estavam substituindo O VERDADEIRO SENTIDO DE SERVIR A DEUS e da VERDADEIRA RELIGIÃO, em função ao próximo exercendo a misericórdia AOS NECESSITADOS.

MALAQUIAS 3, 11 – Este texto significa, que muitas coisas podem acontecer para as nossas vidas espirituais caso não venhamos andar de acordo com os preceitos da Palavra de Deus. Israel era uma sociedade agrícola, e os DEVORADORES QUE ERAM AS PRAGAS, SECA ETC, eram ameaças constantes para a agricultura do povo de Israel. Mas Deus o Senhor dos Exércitos falou que defenderia o povo em seu favor, caso fossem generosos com suas contribuições e obedecessem a Lei de Deus.

Deus vos abençoe

Pastor Charles Fernandes - CIADESCP /CGADB
Bacharel em Teologia, Administração Financeira
Pós-graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Superior Interdisciplinar.

sexta-feira, 3 de março de 2017

Dízimos, Ofertas e Contribuições


Primeiramente, toda a minha exposição é com grande TEMOR a DEUS e respeito a todos os senhores e senhoras

ATENÇÃO!

NÃO SOU CONTRA A CONTRIBUIÇÃO, mas vou defender sempre e conforme a PALAVRA DE DEUS, que nossa CONTRIBUIÇÃO deve ser VOLUNTÁRIA.

Sou testemunha viva de ser abençoado por Deus, em todos os aspectos na minha vida, por sempre abrir o meu coração para a obra de Deus.

Vejamos alguns textos da Palavra de Deus.

Abraão deu o dízimo a Melquisedeque quando ainda não havia mandamento para se contribuir com o dízimo. EM RESPOSTA LEIA E ANALISE QUE O DÍZIMO ERA UMA CULTURA DO POVO e DEUS SE REVELA A ELES POR INTERMÉDIO DA CULTURA.

Outrossim, SEM DÚVIDA O DÍZIMO ERA UM PRINCÍPIO OBSERVADO POR VÁRIOS POVOS e não somente pelos hebreus. Poderemos encontrar algo similar na cultura helenística (no caso dos tarentinos, que deram dízimos depois de terem obtido uma vitória sobre os paucetianos).

O DÍZIMO É ANTERIOR À LEI, Então o fundamento do DIZIMO NÃO É A LEI, E SIM A FÉ.

QUANDO ABRAÃO ENTREGOU O DÍZIMO A MELQUISEDEQUE, ele estava reconhecendo que Melquisedeque era superior a Abraão, podemos entender que DEVEMOS ENTREGAR TUDO A DEUS (pois ELE é superior) em tudo na nossa vida, bem como seremos abençoado pelo SENHOR.

HEBREUS 7, 7, o texto dentro de uma hermenêutica correta, está querendo dizer: Para os leitores originais, Melquisedeque sendo sacerdote do Deus Altíssimo, tinha o poder de abençoar. Portanto, era superior a Abraão. A benção era um ritual significativo transmitido dos pais para os filhos, bem como de pessoas proeminentes para as menos proeminentes. Então, segue aquele que tem poder para abençoar e obviamente maior do que aquele que está sendo abençoado.

O DÍZIMO FOI UMA OFERENDA (coisa que se oferece, presente, dádiva, oferta) DE GRATIDÃO A DEUS, mostrando-se generoso com seu sacerdote ou representante. Bem como o DÍZIMO FOI DOS DESPOJOS TOMADOS AO ADVERSÁRIO, VISTO QUE OS BENS VOLTARAM AOS SEUS PROPRIETÁRIOS.

GÁLATAS 3.17 – DEVEMOS SABER QUE o Apóstolo Paulo estava falando que A LEI VEIO DEPOIS DA PROMESSA FEITA A ABRAÃO, bem como a lei não invalida a promessa, não melhorou e não substitui; (A promessa é pela fé e por meio da Graça). Bem como a Lei se torna um adversário opressor apontando para os nossos defeitos, Mas a promessa nos concede a justificação pela fé.

ROMANOS 4.13-14 – significa QUE A PROMESSA É BASEADA NA FÉ E NÃO POR UM CONJUNTOS DE LEIS QUE NA ÉPOCA DE ABRAÃO AINDA NÃO EXISTIA. No versículo 14 aprendemos, se pessoas tivessem que obedecer a lei e fossem boazinhas para ser salvas, de fato essa situação aniquilaria a promessa de Deus, POIS A PROMESSA É PELA FÉ.

Gálatas 3.26 – PAULO ESTA ENSINANDO QUE SOMOS FILHOS DE DEUS PELO INTERMÉDIO DA FÉ, mas ele FALA DE NOSSO RELACIONAMENTO QUE TEMOS UNS COM OS OUTROS DEPENDE DA MANEIRA COMO NOS RELACIONAMOS COM DEUS, seremos filhos da mesma família SE TIVERMOS O MESMO PAI ESPIRITUAL.

HEBREUS 7, 1 – Esse livro nos ensina que JESUS CRISTO é o SUMO PASTOR, pois Ele é superior a Melquisedeque e a qualquer líder ou autoridade religiosa, Pois bem, O IMPORTANTE É QUE VENHAMOS APRENDER A VERDADE ESPIRITUAL A RESPEITO DE CRISTO E SEU SUMO SACERDÓCIO.

HEBREUS 7, 2 – neste texto é mostrar o propósito de Abraão teve que homenagear a Melquisedeque, reconhecendo ele como uma posição superior, tanto temporal como espiritual.

A menção do «DÍZIMO», mostra-nos que se tratava de um a instituição mais antiga que a legislação mosaica do AT (Antigo Testamento).

Dentro da narrativa Bíblica, podemos observar o um fato que envolveu a Jacó, após a sua visão quando ele consagrou a Deus a décima parte de toda a sua propriedade, caso viesse a retornar em segurança à sua terra (ver Gên. 28:22). NÃO PARECE QUE NESSA ÉPOCA, HOUVESSE QUALQUER ENTREGA REGULAR DE DÍZIMOS COM PROPÓSITOS RELIGIOSOS.

O PRIMEIRO DÍZIMO FORMAL EXIGIA A ENTREGA DE UMA DÉCIMA PARTE DO PRODUTO DA TERRA E DAS PROPRIEDADES ANIMAIS, para uso dos que ministravam as coisas religiosas, para seu sustento, bem como para o sustento das instituições religiosas.

O DÍZIMO (chamado «terumoth») ERA DADO AOS LEVITAS COMO RECOMPENSA PELO SEU SERVIÇO, MAS TAMBÉM ERA EXIGIDO QUE DESSEM A DÉCIMA PARTE, QUE SE DESTINAVA AOS SACERDOTES. (Ver Núm. 18:21-28 e Lev. 27:30-33, quanto ao DÍZIMO, NO DIZ RESPEITO AOS LEVITAS).

ALÉM DO DÍZIMO NORMAL, havia ofertas e dízimos especiais. (Ver Dt. 12:5-18).

PARECE QUE UM SEGUNDO DÍZIMO ERA APLICADO A PROPÓSITOS DE FESTIVIDADES.

A CADA TERCEIRO ANO, deveria SER DADO ESSE DIZIMO festival, ou talvez ainda outro, aos LEVITAS E AOS POBRES.

Pergunto aos senhores e senhoras, ESTAMOS ENTREGANDO O DÍZIMO AO POBRES?

Alguns consideram que o suposto «terceiro» dízimo seja apenas o segundo, que aqui receberia outro nome. Mas há estudiosos que pensam que, de fato, está em foco um terceiro dízimo adicional. JOSEFO ESCREVE DECLARADAMENTE que uma décima parte deveria ser dada aos sacerdotes e levitas; que outra décima parte era destinada a saldar as despesas das festividades religiosas de Jerusalém; e que uma TERCEIRA DÉCIMA PARTE DEVERIA SER DADA AOS POBRES.

Obs. ENTÃO DEVEMOS APLICAR O DÍZIMO COMO NOS ENSINA A BÍBLIA.

HEBREUS 7, 3 - Este versículo tem PROVOCADO TODA A FORMA DE DIFICULDADE PARA AQUELES QUE PENSAM SER NECESSÁRIO INTERPRETAR ESSAS COISAS LITERALMENTE, no tocante à personagem retratada no AT sobre Melquisedeque.

Se realmente ele não tinha nem pai e nem mãe, se ele não nasceu e nem morreu, Portanto, só nos restaria pensar que ele foi alguma figura do próprio Cristo, sendo o inicio, meio e o fim. Portanto o que fica «subentendido» acerca de Melquisedeque, pelo «silêncio» (pois não houve «registro» que marcasse seu começo e seu fim) que literalmente no caso foi o FILHO DE DEUS, a quem simbolizava.

HEBREUS 7, 4 - considerai...» No grego temos o verbo «theoreo», que nos evangelhos que suplanta os antigos caminhos e nos apresenta um novo e vivo caminho, comumente significa «contemplar», «perceber», «considerar», embora um melhor caminho de acesso a Deus. SIGNIFICA que ABRAÃO DEMONSTROU SUA SUJEIÇÃO E QUE O SACERDÓCIO DE CRISTO É MAIOR DO QUE ABRAÃO.

DÍZIMO...» O emprego desse vocábulo permite que o autor sagrado introduza três ideias em seu argumento, na seguinte maneira:

a) Os Levitas exigiam o dízimo de seus irmãos de raça;

b) A lei determinava obrigação ao dízimo, (sabemos que os levitas dependiam somente do templo); 

c) Quando Abraão pagou os dízimos, ele representava, por assim dizer, a nação inteira, pelo que também todos os descendentes de Abraão devem LEALDADE a CRISTO.

HEBREUS 7, 8 – significa que é um « argumento em favor da imortalidade». é óbvio que Abraão, Levi e seus descendentes (incluindo todos os sacerdotes) estavam mortos. Mas Cristo, em contraste com isso, «VIVE» ETERNAMENTE.

HEBREUS 7, 17 – significa a respeito o poder da vida interminável, inerente no sacerdócio de Cristo, repousa sobre o decreto divino de aprovação e nomeação. Bem como ESSA NOMEAÇÃO VISA UM OFÍCIO INTERMINÁVEL.

MALAQUIAS 3, 8 – O livro de Malaquias tem o propósito de confrontar o povo com seus erros e pecados e restaurar o seu relacionamento com Deus, VEJAMOS: ROUBARÁ O HOMEM A DEUS? Significa que eles estavam roubando a Deus, não trazendo as ofertas exigidas pela lei de Moisés, substituindo-as por animais defeituosos; também não trouxeram as ofertas necessárias para o sustento do ministério e do culto no templo.

TODA A PROVISÃO QUE ERA DESTINADA PARA DEUS E PARA O TEMPLO, FOI SUBSTITUÍDA E ABSORVIDA PARA SEUS INTERESSES PRÓPRIOS, SIMPLESMENTE ESQUECERAM DA PARTE ESPIRITUAL, em outras palavras roubaram com abuso comercial, procuraram somente riquezas e prazeres como alvos da vida, sendo um bando de hedonistas (do grego hedonê, "prazer", "vontade" própria), servindo a si mesmos, esqueceram de Deus, negligenciaram a fé e ocupados em autoglorificação.

O DIZIMO era o mecanismo para sustentar os levitas (Lev. 27.30-31), havia outro dizimo em favor dos levitas e suas famílias, para suas refeições no templo (ver Deu. 12,18, para a natureza destas ofertas extras). TAMBÉM EXISTIA OFERTAS ESPECIAIS PARA OS POBRES (Dt. 14,28-29).

MALAQUIAS 3, 9 – PORQUE A MIM ME ROUBAIS, VÓS, A NAÇÃO TODA, esta citação significa ser um negócio ruim reter todo o dinheiro e recursos para si próprio, enquanto há muitos necessitados por aí. Veja que a generosidade faz o dinheiro fluir para todos.

“Nenhum homem jamais perdeu coisa alguma servindo a Deus com todo o coração, e nenhum homem ganhou nada servindo a si mesmo com todo o coração" (Fausset, in loc.).

MALAQUIAS 3, 10 – Significa que Deus encoraja a generosidade, prometendo que o homem (gênero humano) generoso verá as bênçãos de Deus caindo dos céus em abundância, Ele o nosso SENHOR vai te recompensar em tudo que fizeres com bondade sem esperar nada em troca, ou melhor, sabe aquelas pessoa que querem barganhar com Deus? Não serão contemplados por essa benção. Bem como a Lei Moral da Colheita segundo a Semeadura será comprida, Gálatas 6, 7-8. Saibamos que existem leis espirituais, entre as quais, a que governa a generosidade.

Vejamos ainda o que significa CASA DO TESOURO e provai de MIM - Havia salas especiais no templo para armazenar os DÍZIMOS DE GRÃOS E AS PRIMÍCIAS (ver I Reis 7.51; Nee. 10.38; 13.12). Então quem for GENEROSO receberá muitas bênçãos, e não haverá espaço para armazenar tudo o que obtiver das mãos de Deus (principalmente bençãos ESPIRITUAIS).

ATENÇÃO! Vamos ler Malaquias 2

1 Agora, ó sacerdotes, este mandamento é para vós.

2 Se não ouvirdes e se não propuserdes, no vosso coração, dar honra ao meu nome, diz o Senhor dos Exércitos, enviarei a maldição contra vós, e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e também já as tenho amaldiçoado, porque não aplicais a isso o coração.

3 Eis que reprovarei a vossa semente, e espalharei esterco sobre os vossos rostos, o esterco das vossas festas solenes; e para junto deste sereis levados.

ANALISANDO O VERSÍCULO SUPRACITADO – O significado de Descendência, para alguns intérpretes entendem que a palavra hebraica refere-se à agricultura, não aos descendentes; Mas a palavra é literalmente semente. Então, fazendo uma comparação, entendemos que a palavra “descendência” é voltado para a agricultura e todos os descendentes reprovados sofreriam consequências de seu erros e pecados por intermédio de Deus, incluindo os sacerdotes que desonraram o Nome de Deus.

ATIRAREI EXCREMENTO AOS VOSSOS ROSTOS, o texto no mostra que os levitas tinham a desagradável tarefa de tirar o esterco da corte do templo, assim aqueles homens iníquos seriam lançados fora juntamente com toda a sujeira do lugar. Como de fato, eles se tornaram pior que o esterco vivo que poluiu o templo e o culto. Então o esterco que deveria ser removido da área sagrada, seria jogado no rosto dos sacerdotes apóstatas.

OUTROSSIM, muitas pessoas usam o texto de Mateus 23, 23 - “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas”.

O texto supracitado em Mt 23, 23, demonstra a hipocrisia exercida pelos escribas e fariseus que tinha a grande preocupação na obediência na Lei (dando o DÍZIMO e até mesmo das menores colheitas). Mas esqueciam do principal que era TRATAR CORRETAMENTE AS PESSOAS e CONSTRUIR UM RELACIONAMENTO CORRETO COM DEUS, sendo o JUÍZO, A MISERICÓRDIA e a FÉ.

Por exemplo: Somos fiéis em doar ao TEMPLO 10% de nossas rendas, MAS NOS RECUSAMOS EM AJUDAR OS NECESSITADOS.

No final do versículo supracitado me chama muito atenção e me deixa preocupado “ porém, fazer estas coisas, E NÃO OMITIR AQUELAS” Não devemos em hipótese alguma OMITIR as coisa importantes, veja que nesta citação JESUS não estava invalidando a fidelidade à lei de Deus, MAS CONDENANDO DETALHES FÚTEIS que invalidavam e estavam substituindo O VERDADEIRO SENTIDO DE SERVIR A DEUS e da VERDADEIRA RELIGIÃO, em função ao próximo exercendo a misericórdia AOS NECESSITADOS.

TIAGO 1, 27 – “A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo”.

Talvez você esteja pensando, MAS EU DEVE SER SUBMISSO aos meus líderes.

Analise bem carinhosamente comigo Hebreus 13, 17 O que é realmente sujeitar e obedecer aos nossos líderes, Pois bem, não podemos negar ou desprezar a autoridade dos líderes, até porque eles tem grande responsabilidades de ser exemplo em suas atitudes e cumprir a sua missão de ensinar a genuína Palavra de Deus, liderando e levando a outras pessoas para a verdade, bem como devem se preocupar com as necessidades mais íntimas das pessoas que fazem parte de sua comunhão, zelando por suas almas, pois prestaram contas a Deus, caso façam essas vidas tropeçaram ou desviarem da Palavra.

Conforme supracitado, por isso vem o motivo de nossa submissão aos nossos líderes, no sentido de ajudarmos e aliviarmos o fardo de nossa liderança. Existem muitas pessoas que arrumam confusões, problemas, por meios de reclamações constantes, conflitos pessoais através de coisas desnecessárias, onde poderíamos estar fazendo ao contrario e ajudando os nossos guias espirituais.

Esta submissão esta intimamente ligado a obediência na Palavra de Deus e não tem nada haver, em você ser um pau mandado por seu líder. Outrossim, seu líder não pode abusar de sua voluntariedade em ajudar a obra de Deus.

“Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente”.

As pessoas daquela época estavam intimamente ligadas em uma economia baseada na agricultura, por isso Paulo usou essa linguagem da sementeira. Um agricultor que recusasse a arriscar suas sementes no plantio perderia na colheita do ano seguinte, esse ensinamento tem uma grande verdade de nossa doação cristã para o Reino de Deus (veja Provérbios 11. 24-26). Então, igual a um agricultor que semeia pouco, assim, o cristão que recusa-se a confiar a sua segurança econômica em Deus, sem dúvidas perderá as bênçãos Dele. Mas aquele que semeia em abundância, também colherá com abundância e sua colheita eterna irá surpreender suas expectativas. Compreendemos aqui nossa primeira lição: nunca feche seu coração para a obra de Deus.

Já a parte “a” do versículo 2 Coríntios 9. 7 “Cada um dê conforme determinou em seu coração”, aprendemos que antes de contribuir devemos pensar, planejar de forma adequada a quantia e a capacidade com que poderemos contribuir, bem como não devemos ter um decisão precipitada e, sim analisá-la. O apóstolo Paulo não usou nenhuma tática para pressionar os irmãos de coríntios, como muitos ditos “obreiros e pastores” tem feito “eu quero tantas pessoas com um certo valor em dinheiro, e usam o nome Deus em vão dizendo que Ele falou”, querendo coagir as pessoas para doação.

Preste atenção! Paulo pediu ofertas mas teve o devido cuidado em dar um tempo aos irmãos de coríntios para pensarem e orarem sobre quanto Deus desejava que eles contribuíssem. Neste ensinamento temos a compreensão que nenhuma pessoa deve contribuir por resistência, constrangimento ou reagindo a uma pressão psicológica. Mas devemos saber que Deus sonda todos os corações, e não quer a quantia de valores em dinheiro, bem como Deus olha para o contribuinte e não para a contribuição, pois aquele que dá com alegria em resposta da gratidão sincera por tudo que Ele já tem feito na sua vida; tenha certeza que Deus vai multiplicar o seu ato de dar espontaneamente para a obra do Senhor, em bênçãos infinitas na sua vida.

Não uso a Palavra dizimista, mas sou contribuinte em todos os aspectos na minha vida. Eu e minha família nunca limitamos as contribuições, como por exemplo tendo percentuais para Deus, mas sempre contribuímos de forma voluntária e até mais do que 10%. Tenho vivenciado isso em minha vida e recebido muitas bênçãos, principalmente espirituais e consequentemente materiais.

A questão é, NINGUÉM PODE LHE OBRIGAR a fazer alguma coisa para DEUS, mas devemos entender que em tudo para servir a Deus; Deve ser de forma VOLUNTÁRIA. Bem como a sua contribuição precisa ser em todos os aspectos ou áreas na sua vida.

Concluindo, precisamos ter o devido cuidado ao analisar cada livro fazendo uma genuína hermenêutica para extrair realmente o que o texto esta querendo nos dizer:

O bservação
I nterpretação
C omparação
A plicação

Deus vos abençoe

Pr. Charles Fernandes
Bacharel em Teologia, Administração Financeira
Pós-graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Superior Interdisciplinar

domingo, 29 de janeiro de 2017

Como mudar nosso caráter?


Passagem Bíblica Gênesis Capítula 32 e versículo 22 a seguir.
Os eventos no Vau de Jaboque apresentam uma demonstração do crescimento espiritual na vida de Jacó. Esta passagem traz um ensinamento da persistência e perseverança da busca de Deus para transformações em todas as áreas de nossa vida. Bem como, Deus nos encoraja a permanecer confrontando as áreas mais difíceis de nosso interior. Entenda que seu caráter forte, vai se desenvolver na medida em que você luta em meio a condições desfavoráveis.

A transformação espiritual é um processo gradual e constante e ninguém chegará atingir nesta vida todo o seu potencial, pois o Apostolo Paulo diz “Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor”. II Co 3, 18.

Vinculado ao nosso assunto, o nome Jaboque está associado ao tema da luta, é possível ter um jogo de palavras “jaboque” em hebraico é”yaboq” e a palavra lutava seria (wa)ye'aveq, era um rio que flui para oeste, indo para o Rio Jordão, cerca de 32 km ao norte do Mar Morto, já a palavra “vau” seria um local raso de um rio, mar, lagoa, por onde se pode passar a pé ou a cavalo, ou seja, o lugar onde poderia ser atravessado. Atualmente esse ribeiro chama-se wady Zerqa - nome que significa “torrente azul”.

Na citação no texto da Bíblia aparece a palavra “varão” substantivo masculino que significa marido, homem ou indivíduo, esta palavra não indica Humanidade, mas em particular o sexo masculino.

Jacó ficou só e lutou, encontrava-se em outra profunda experiência física e espiritual, Oséias 12.4 relata que a luta não foi apenas física, mas também espiritual. Veja em Gênesis Cap 32, versículo 26 “Jacó pediu uma bênção antes de permitir que o “homem” se fosse, Outrossim podemos entender que o homem era divino, leia o versículo 30, “Vi a Deus face a face”.

A luta foi corporal? Ou não? Alegórico, mitológico ou literal? Aqui nos restam ainda muitos mistérios em torno da questão, tal como existem muitos mistérios que circundam a própria vida; Logo, será inútil ficarmos questionando quanto a essa questão.

O importante neste texto, é o aprendizado referente em não desistir de nossos objetivos, Jacó teve dificuldade com sua coxa ou provavelmente uma luxação, mas continuava lutando e prevaleceu. Então nessa situação descrita no texto, não tinha somente um aspecto físico, mas também um aspecto espiritual. É justamente nesse ponto crucial em que Jacó estava sendo transformado, e obteria uma bênção especial acompanhada por uma mudança de seu nome, evidenciando a mudança de “SEU CARÁTER”. Era comum que houvesse a troca do nome quando acontecia uma profunda mudança nas sua vidas, ou quando esperavam que houvesse tal mudança.

Um novo nome significa a transformação de nosso interior, capaz de atingir toda a nossa potencialidade espiritual para sermos transformados conforme a imagem de Cristo de uma maneira especial pelo poder do Espírito Santo.

Embora com dificuldades e incapacitado, ele continuou lutando, demonstrando sua determinação. Saiba que a perseverança é um importante elemento no sucesso em qualquer atividade. Bem como, através da palavra perseverança deve existir em cada um de nós entusiasmo, que no grego significa, literalmente, “estar cheio de Deus".

Outrossim, estar cheio de Deus, significa  que estamos cheio do Espírito Santo, temos os frutos do Espírito que é a caridade, alegria, Paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (Gálatas 5, 22-23). Dessa forma estaremos andando e sendo guiados pelo Espírito Santo, bem como teremos o nosso caráter transformado por Jesus Cristo.

Deus te abençoe

Pr. Charles Fernandes – CIADESCP / CGADB
Bacharel em Teologia, Administração Financeira
Pós-graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Superior Interdisciplinar

domingo, 8 de janeiro de 2017

O desejo do episcopado.

"Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado excelente obra almeja" I Timóteo 3, 1.

Nos dias hodiernos, observamos muitas pessoas se intitulando pastores, e muitos se apegam a esta palavra de Paulo em I Timóteo 3, 1, como uma desculpa que todos "desejam ser" primeiramente um pastor, se esquecendo do Missionário, Diácono, Presbítero, Evangelista, Cooperador e principalmente servo.

A palavra presbítero, bispo ou ancião pode se referir a um pastor ou líder da igreja. No grego tanto os deuses como os homens podiam ser descritos como episkopoi ou "supervisores".

Já no sentido cristão seu significado foi definido conforme as qualificações exigida pela igreja, onde são listadas em I Tm 3, 1 e Tt 1, 7: ter caráter moral inatacável, habilidade de ensinar, experiência, paciência, sobriedade, liderança, integridade completa, em outras palavras bom mestre, pastor e administrador, bem como se torna evidente que presbítero e bispo suas funções são intercambiáveis no Novo Testamento - NT (Tg 5,15, I Tm 5, 17, I Pe 5, 2, At 11, 30 - 15, 4 - 6, 23 - 16, 4 - 14, 23).

Na citação de Paulo, ele diz: "fiel é a palavra" esta expressão se refere a importância da tarefa exercida por um líder. 

É bom desejar ser um líder espiritual, "desejar" significa dirigir o coração em direção a alguma coisa, pois a liderança é uma excelente obra.

Veja! que os termos "bispo e presbítero" não tem relação alguma com a posição, que o Apóstolo Paulo cita quando se refere aos episcopoi. Parece lastimável, mas algumas versões mais recentes, tenham aderido ao termo.

Observem esta palavra "supervisor" tampouco está isenta de diferenças eclesiásticas. Mas o seu objetivo é de um guardião, superintendente ou líder, bem como uma tradução mais exata, seria "supervisão e liderança espiritual".

Conforme já havia citado no início "querem ser" notamos na interpretação a OMISSÃO da palavra "OFÍCIO" ou serviço a ser desenvolvido, pois não deveria ser tão valorizada ao ponto de apresentar que a tarefa é só o que importa, mas ambos o serviço e o reconhecimento formal, devem ser valorizado, respeitados e obedecidos, pois temos base bíblica, para isso. (Tm 5, 17, I Ts 5, 12-13, Hb 13, 17).

Concluindo, o Apóstolo Paulo quer nos ensinar através da Palavra de Deus, que devemos ser motivados primeiramente por um verdadeiro desejo pelo bem estar do povo de Deus, ter o desejo de servir o próximo e não em busca de uma posição ou título e interesses próprios. 

Mas reconhecer a responsabilidade onerosa, que é incômodo e sobrecarrega, bem como ter a certeza que o cumprimento desse nobre serviço ou função é altamente satisfatório, quando exercemos para a glória de Deus.

Deus vos abençoe 

Pastor Charles Fernandes - CIADESCP /CGADB
Bacharel em Teologia, Administração Financeira
Pós-graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Superior Interdisciplinar. 

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

O Sermão e os tipos de sermões.


O Sermão da Montanha, o maior e mais conhecido dentre os sermões que Jesus pregou, traz um ensinamento com tema central relacionado a transformação da mente, demonstrando um conduta correta do ser humano; em outras palavras, seria uma receita padronizando cada cristão para que possua um exemplo moral diferente da sociedade corrompida em que vivemos, de modo que nossas atitudes não venham distorcer da fidedigna e genuína Palavra de Deus. Então, será que todos os líderes, pastores, pregadores e todos aqueles que ensinam, tem se preparado o suficiente, buscando uma capacitação para divulgar o evangelho de Cristo Jesus, através dessa receita padronizada?

A palavra sermão foi inserido ao nosso idioma através do vocábulo latim sermo, bem como é um discurso com conteúdo edificante com a finalidade de ensinar, instruir, admoestar e exortar por intermédio da Bíblia Sagrada; que nos ensina ser o sal nesta terra, ser o agente influenciador que faz a diferença, cultivando uma vida pura e santa. Agora que somos cidadãos do Reino de Deus é necessário que sejamos diferentes dos judeus escribas, professores da lei, fariseus e saduceus que embora possuíssem grande conteúdo na área do conhecimento e ensino, se opuseram aos ensinamentos de Cristo, onde seus corações eram vazios e não exerciam a misericórdia e o amor, conforme Mateus 9, 13 “Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento”. Nestas palavras de Jesus observamos nossas responsabilidades como ditos seguidores de Cristo, independentemente da posição eclesiástica, denominação e credo, leva-nos a fazer uma auto reflexão de qual forma estamos praticando a justiça e o amor, tanto no comportamento ético, quanto na vida devocional, ambos devem ter uma atitude como referencia o exemplo do Mestre Jesus, bem como todas as linhas escritas do Sermão do Monte, devem ser aplicadas em cada um de nós, delineando e padronizando um contraste entre o cristão e o não-cristão.

Outrossim conforme supracitado começaremos a compreender que o sermão começa a ser ensinado, verbalizado e proclamado primeiramente através de nossas atitudes, bem como esse sermão deve ser extraído através da nossa regra de fé a Bíblia, pois o próprio Apostolo Paulo reconhece as escrituras como padrão de ajuste e alimento para o ser humano fazendo citação em II Timóteo 3, 16-17 “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça” “Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”, é logico, para este aprendizado acontecer de forma correta, devemos sempre respeitar uma hermenêutica séria sem influências de dogma, ideologias e vaidades humanas, mas observando, interpretando, comparando e aplicando dentro das regras de uma genuína exegese. Desse modo estaremos produzindo um sermão sem erro de “achismos”, e teremos um comportamento adequado em nós e nas pessoas que nos ouvem, trazendo a compreensão do verdadeiro significado de ter Cristo, a importância da Palavra de Deus e a aplicação do genuíno sermão em nossa vida, consequentemente, gerando e produzindo mudanças em nossas atitudes.

Partindo do pressuposto, começamos a compreender o significado, a importância e aplicação do sermão, pois esta Palavra muda a nossa vida, e por esse motivo temos a necessidade de estudar, não com a intenção de encontrar algo para impressionar os outros, tão pouco não se preocupe em buscar o quê ninguém encontrou ainda, mas estude para descobrir o que Deus tem de melhor para dizer a você.

Neste aspecto teremos a possibilidade de apresentar as variedades de tipo de sermões, proporcionando ao expositor da Palavra de Deus a não ficar preso a um tipo de mensagem, pois sabemos que para cada ocasião necessitamos um tipo de assunto, como por exemplo: culto, festa de aniversário, noivado, casamento, velório etc. Não quero em hipótese alguma eximir a atuação do Espirito Santo em direcionar a Palavra de Deus em nossos corações, referente ao tipo de mensagem que iremos expor a quem está a nos ouvir; todavia precisamos entender que temos a responsabilidade de buscar subsídios e conhecimentos para usarmos como ferramentas e alcançarmos meios, formas e maneiras de levar o esclarecimento das verdades do Evangelho a todos.

Em razão disso, temos uma primeira categoria de sermões baseados em termos teológicos com apoio nas Sagradas Escrituras, nos costumes da sociedade, nos parâmetros dos princípios eclesiásticos conforme o assunto e texto, bem como doutrinários, morais, políticos, evangelísticos, experimentais, ocasionais e históricos; em contrapartida temos a segunda categoria que são os sermões de estrutura homilética, pois se prende na sua organização, tanto esquemática quanto de fundo, mas sempre vinculada ao texto, utilizando dos recursos naturais que ele oferece e seria nestes casos onde poderemos classificá-los como: tópico ou temática, textual e expositivo.
Sermão tópico ou temático é extraído do assunto oferecido pelo texto, está totalmente ligado ao título e seria a frase chave deste texto, tendo uma vantagem para discorrer qualquer assunto julgado necessário por maior amplitude, mas tendo uma desvantagem de encorajar o pregador por assuntos seculares, perdendo o foco do objetivo, desinteresse do ouvinte, levando o pregador ao comodismo e superficialidade do assunto.

Sermão textual, a estrutura da mensagem gira em torno do texto, ficando intimamente ligado ao assunto, preso ao pensamento principal do discurso, devendo extrair das linhas principais de desenvolvimento de descrição do texto bíblico, de uma forma que o esboço principal mantém-se estritamente dentro dos limites dos capítulos e versículos escolhidos.

Por fim o sermão expositivo, o seu principal objetivo é a exposição do texto sagrado, onde deve estar diretamente ligada a um texto, expondo o significado de uma passagem da Escritura e mostrando a sua relevância para a vida dos ouvintes, exigindo um estudo e uma meditação mais profunda em detalhes, interpretando as verdades Bíblicas através da própria Palavra de Deus.

Por certo, sabemos que esses tipos de sermões não serão facilmente identificados em uma pregação, pois podem muitas das vezes se misturarem, mas o importante é conhecer cada tipo de sermão e não ficar engessado ao método para expor uma mensagem, e sempre confiante e sabendo que o fundamental é deixar o Espírito Santo lhe conduzir de forma natural para que vidas possam ser alcançadas pela genuína exposição da Palavra de Deus.


Deus vos abençoe


Pr. Charles Fernandes – CIADESC / CGADB
Bacharel em Teologia, Administração Financeira
Pós-graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Superior Interdisciplinar
Artigo produzido para Revista Expressão Teológica Editora FAEST.

terça-feira, 15 de novembro de 2016

A deslealdade e traição

"Tão logo Judas comeu o pão, Satanás entrou nele. "O que você está para fazer, faça depressa", disse-lhe Jesus" João 13, 27

A traição de Judas com Jesus teve grande excesso de crueldade e ação diabólica.

Como seria agradável para o mundo, que apenas estivesse existido um só Judas na humanidade, não existindo nenhum mais traidor além "dele".

Mas infelizmente o mundo está cheio de Judas "traidores" maquiavélicos, principalmente no meio da igreja de Jesus Cristo, pois presenciamos diariamente esta traição e deslealdade de Judas, através dos frutos da carne, agindo nas pessoas que não deixam o Espírito Santo ter o controle de suas vidas, bem como não dão espaço para o Reino de Deus penetrar em seu corações para realizar a limpeza de suas mentes pecadoras, transformando e priorizando suas vidas para as ações da bondade, misericórdia, humildade e o amor. 

Quero vos dizer escrevendo uma dura pergunta: será que estamos sendo um traidor e um desleal de Cristo? 

Um outro detalhe que me deixa inquieto; Os "traidores" são aqueles que antes eram leais e amáveis, convivem e participam do mesmo grupo, outrossim só quem  está no mesmo grupo tem a capacidade de trair.

Satanás usou Judas como um instrumento para realizar o seu plano maligno contra Jesus, não deixe  Satanás usar a sua vida para tentar destruir os planos de Deus de outras pessoas. 

Tenha certeza que atuação de Satanás na vida de Judas, não tiraria de Judas qualquer responsabilidade pelo ato cometido; Tudo que plantamos vamos colher.

Não pense, que seu planos traidores vão impedir o projeto ou os desígnios de Deus nas vidas das pessoas, pois nenhum plano do Senhor pode ser frustrado (Jó 42, 2) . 

No versículo 30 do capítulo 13 de João, diz: "E era já noite" esta declaração se refere literalmente ao horário, mas pode simbolizar a condição espiritual de Judas, ele estava em trevas e sob o controle do príncipe das trevas.

Observação: vamos tomar cuidado e não deixar nenhum Judas nascer dentro de nós. Procure dar prioridade em nascer diariamente, constantemente no seu interior a vontade do Espírito Santo, pois essa vontade vem os frutos do Espírito, vem o Reino de Deus que nos tira da escravidão do pecado e nos ensina a não errar o alvo.

O alvo é Jesus Cristo, nosso exemplo em tudo a ser seguido, então pratique o amor em todos os sentidos na sua vida e para com as outras pessoas. 

Deus te abençoe 

Pr. Charles Fernandes CIADESCP / CGADB
Bacharel em Teologia , Administração Financeira.
Pós-Graduaçãoem Gestão e Metodologia do Ensino Superior Interdisciplinar . 

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Que líder você é?


1 Pedro 5

1 Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:
2 Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;
3 Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.
4 E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.

Uma receita para os líderes espirituais conforme a Bíblia Sagrada

Os presbíteros eram líderes nomeados nas igrejas, esses homens tinham a responsabilidade de conduzir a igreja por meio do genuíno ensinamento da Palavra de Deus, ajudando as pessoas para a maturidade e equipando para combater qualquer tipo de heresia.
Apascentar” significa guiar, atender, proteger, cuidar ou pastorear

Este cuidado deveria ser não por força, mas voluntariamente por amor, tendo como entendimento a necessidade de servir a Deus em favor das pessoas.

Não por torpe ganância, mas de ânimo pronto com o desejo de servir, bem como em muitas igreja os líderes recebiam pagamento pelo seu serviço, no entanto esse pagamento não tornaria esse líder rico, como acontece em nossos dias. Esta citação bem provável surgiu porque os líderes eram os responsáveis pela arrecadações das ofertas em favor dos necessitados e ao estar em contato, deve ter surgido o desejo de ser vítima da ambição pelo dinheiro.

Não como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho – O verdadeiro líder, lidera pelo exemplo e não pela força ou por ser um ditador.
A palavra domínio significa, dominando ou sujeitando pela força, os líderes devem vigiar resistindo a vontade de querer abusar a sua autoridade e prejudicar a pessoas “igreja” por suas vaidades e caprichos. O melhor exemplo de um verdadeiro líder é demonstrada por Jesus, o melhor líder é aquele que melhor serve (Marcos 10, 42-45).

Devemos ser líderes com grande respeito ao sumo pastor, bom pastor ou o grande pastor “JESUS CRISTO” (João 10, 11-14), pois quando agimos dessa maneira, tenha certeza que teremos uma grande recompensa do Senhor nosso Deus e ganharemos muitas almas para Jesus.

Deus te abençoe

Pr. Charles Fernandes – CIADESCP / CGADB
Bacharel em Teologia, Administração Financeira
Pós-graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Superior Interdisciplinar

Sujeitar e obedecer os líderes.

Hebreus 13, 17
Obedecei a vossos guias ou líderes, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.

Algumas versões trazem a palavra pastores, mas também podemos compreender como líderes ou guias espirituais.

Pois bem, não podemos negar ou desprezar a autoridade dos líderes, até porque eles tem grande responsabilidades de ser exemplo em suas atitudes e cumprir a sua missão de ensinar a genuína Palavra de Deus, liderando e levando a outras pessoas para a verdade, bem como devem se preocupar com as necessidades mais íntimas das pessoas que fazem parte de sua comunhão, zelando por suas almas, pois prestaram contas a Deus, caso façam essas vidas tropeçaram ou desviarem da Palavra.

Conforme supracitado, por isso vem o motivo de nossa submissão aos nossos líderes, no sentido de ajudarmos e aliviarmos o fardo de nossa liderança. Existem muitas pessoas que arrumam confusões, problemas, por meios de reclamações constantes, conflitos pessoais através de coisas desnecessárias, onde poderíamos estar fazendo ao contrario e ajudando os nossos guias espirituais.

Esta submissão esta intimamente ligado a obediência na Palavra de Deus e não tem nada haver, em você ser um pau mandado por seu líder. Outrossim, seu líder não pode abusar de sua voluntariedade em ajudar a obra de Deus.

Concluindo, você líder, faça com amor a obra de Deus e com zelo. E você liderado esteja pronto a servir com amor e zelo na obra de Deus.


Pr. Charles Fernandes – CIADESCP / CGADB
Bacharel em Teologia, Administração Financeira
Pós-graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Superior Interdisciplinar

Congregar ou reunir?

Hebreus 10,

24 E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras,

25 Não deixamos de congregar, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.

Vejamos os versículos 24 e 25 do Capítulo 10 de Hebreus;

estimular” esta palavra significa, ter um incentivo forte, animar ou incitar, nós que servimos a Jesus Cristo precisamos sempre incentivar uns aos outros, referente a prática do amor sem emoção, mas como uma atitude, independente dos nossos desejos, aplicando as boas obras para o bem de nosso semelhante.

congregar” significa ato de ajuntar ou reunir, devemos estar juntos para compartilhar as experiências cristãs, com isso as manifestações do espírito santo são facilitadas para que um ensine o outro, repassando o seu conhecimento espiritual, bem como nosso aprendizado através da Palavra de Deus.

Não podemos viver isolados iguais a ilhas, mas temos a responsabilidade de influenciar pessoas para o bem. Por isso quando nos reunimos é para encorajarmos, admoestando uns aos outros através da Palavra de Deus, não podemos nos preocupar somente com nosso bem estar, mas temos responsabilidades de incentivar outras pessoas a permanecerem fervorosamente no amor de Deus a serviço do Reino, em busca de almas, pois se aproxima aquele Dia “a volta do Senhor Jesus

Deus te abençoe

Pr. Charles Fernandes – CIADESCP / CGADB 
Bacharel em Teologia, Administração Financeira 
Pós-graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Superior Interdisciplinar

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Lembrai-vos dos seus líderes


Hebreus 13, 7 "Lembrem-se dos seus líderes, que lhes falaram a palavra de Deus. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé".

De um certo modo os líderes que se refere neste texto na carta aos hebreus, seriam os líderes do passado descritos na Bíblia, que foram exemplos através da suas atitudes para que os demais o seguissem.

Sabemos também que temos líderes em nossos dias e esses líderes devem ser exemplos para seus liderados, bem como o nosso líder espiritual “JESUS CRISTO” que é o nosso grande exemplo, ainda está em nosso meio por intermédio do Espírito Santo, para nos capacitar, orientar e ensinar.

Então, a mensagem dos líderes foram deixadas para nós, através da Bíblia Sagrada, sendo a mensagem de Cristo como exemplo e padrão de vida para avaliarmos e aplicarmos em cada um de nós, de modo que venhamos se desviar dos diversos e estranhos ensinos que estão surgindo nos dias de hoje, diferente dos ensinamentos da Palavra de Deus.

Lembrai-vos dos seus líderes” Lembrai-vos deles e de sua autoridade, tendo como consciência, conhecimento ou percepção da autoridade que exercem sobre vós no sentido espiritual (seria o cuidado que eles tem com as suas vidas, no modo de ensinar e conduzir vocês de maneira agradável a Deus), mas sempre observando e colocando em prática de acordo com a Palavra de Deus.

Obs. Caso o ensinamento de alguns líderes, não estejam de acordo com a Bíblia Sagrada, FUJAM OU CORRAM DELES.

Deus te abençoe

Pr. Charles Fernandes – CIADESCP / CGADB
Bacharel em Teologia, Administração Financeira
Pós-graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Superior Interdisciplinar

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Que natureza tinha Jesus?


Cristologia é o estudo sobre Cristo; é uma parte da teologia cristã que estuda e define a natureza de Jesus, a doutrina da pessoa e da obra de Jesus Cristo, com uma particular atenção à relação com Deus, às origens, ao modo de vida de Jesus de Nazaré, visto que estas origens e o papel dentro da doutrina de salvação tem sido objeto de estudo e discussão desde os primórdios do Cristianismo.

A PESSOA DE CRISTO

Sua Humanidade

NASCIMENTO VIRGINAL

A concepção de Jesus Cristo foi algo singular; Sem existir um pai humano, foi concebido no ventre de uma virgem pelo poder do Espírito Santo.

Mt 1, 18-20; Lc 1, 35; Gl 4, 4-5

Sua Humanidade

JESUS TINHA UM CORPO HUMANO

Seu corpo não era uma forma de humanidade disfarçada, pois depois da sua ressurreição, Ele disse ao seus discípulos “ apalpai-me e verificai porque um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho ” Lc 24, 39
Seu corpo era sustentado por alimentos e estava sujeito a fome e cansaço, necessitava do sono como qualquer corpo humano.

Jo 4, 6; Mt 4, 2; Lc 24, 42, 43

JESUS TINHA UMA MENTE

Usava a sua sabedoria, teve que aprender como qualquer ser humano

Lc 2, 52; Hb 5, 8;

JESUS TINHA UMA ALMA

Jesus foi feito em todas as coisas semelhantes aos seus irmãos, sem estas semelhanças não poderia ter sido homem, tinha alma e habitava em corpo de carne igual a um ser humano.
Hb 2, 17; Mc 14, 34;

PRÉ-ENCARNAÇÃO

JESUS DEU O MAIOR EXEMPLO DE HUMILDADE

A humildade de Jesus Cristo é declarada, confirmada antes da sua encarnação. Quando Ele abre mão de seus direitos Divinos, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou de sua Glória para assumir a natureza humana e entregar-se em expiação pela humanidade.

No hebraico, o termo "expiação" é kaphar. Segundo a definição dos estudiosos, significa "cobrir". Este conceito está descrito em textos como Sl 32:1 e 85:2, no texto hebraico. Além disto, a palavra "expiação" é definida como: "aplacar", "apaziguar", "perdoar", "purificar", pacificar", "reconciliar por". Também está relacionado com a idéia de se reconciliar antigos inimigos. O sangue do sacrifício cobre ou paga pela transgressão que separava as partes, que agora são reconciliadas Rm 5:10.

A humanidade do filho de Deus era real e não fictícia; Ele nos é descrito como realmente padecendo fome, sede, cansaço, dor e como sujeito em geral as debilidades da natureza, porém sem pecado.

ENCARNAÇÃO - Significa que Deus (o filho de Deus) se fez homem; Isto não quer dizer que Deus se tornou homem, nem que Deus cessou de ser Deus e começou a ser homem, mas que permanecendo como Deus, Ele assumiu ou tomou uma nova natureza, a saber, a humana, unindo esta à natureza Divina no ser ou na pessoa (Jesus Cristo), verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

FILHO DO HOMEM – De acordo com o hebraico a expressão “filho de” denota relação e participação; Portanto “filho do homem” significa aplicado a Cristo, quer dizer participante da natureza e das qualidade humanas e como sujeito às fraquezas humanas.

SUA DIVINDADE

JESUS CRISTO É DEUS – Existem varias provas Bíblicas referente a Divindade de Jesus Cristo; Portanto, Cristo ao fazer-se homem, esvaziou-se não de sua Divindade , mas de sua Glória.
Cristo é por natureza, Deus, pois antes de fazer-se humano “subsistia em forma de Deus”.

Jo 17, 5; Jo 14, 9-11

O VERBO ERA DEUS

João abre a sua primeira epístola apresentando Jesus Cristo como a “vida eterna, a qual estava com o Pai, e nos foi manifestada”.
Quando João escreveu a expressão “no princípio” refere-se a criação do mundo. João também chama Jesus de verbo, para definir e descrever a natureza e o propósito antes de revelar o nome.
Por ser verbo, o filho de Deus transmite e comunica plenamente a pessoa de Deus, o termo grego verbo, corresponde a “logos” significa expressão dos seus pensamentos.

Então a palavra “logos” transmitia o princípio racional que governava o universo e até à energia criativa que deu a sua origem.
Na língua hebraica do Antigo Testamento “o Verbo ou Palavra” e descrito como agente da criação. Sl 33,6
João estava descrevendo Jesus como um ser humano que conhecia e amava, que também ao mesmo tempo era o próprio Deus criador do universo, a suprema revelação de Deus, o quadro vivo da santidade Divina. Jesus como logos, revela a mente de Deus para nós.

O qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre
Rm 9,5 – Paulo descreve que o próprio Cristo foi judeu, para cumprimento de todas as promessas; Entretanto, Cristo era mais que um judeu, Ele era o próprio Deus, que reina sobre todos, Deus bendito eternamente. Cristo é aqui chamado Deus, não em um sentido subordinado, mas acima de todos e bendito para sempre.

SENHOR MEU E DEUS MEU

Jo 20,28 – Quando Tomé viu a Jesus, Ele não estava mais sujeito a mesmas leis da natureza, como antes da sua morte; Por isso que apareceu numa sala fechada, mas não era um fantasma, nem uma aparição, porque podia ser tocado e seus ferimentos eram visíveis.
Quando o incrédulo Tomé viu a Jesus, tornou-se o Tomé crente e disse: “Senhor meu, e Deus meu!” – esta é uma afirmação clara da Divindade de Jesus, fornece uma boa conclusão para o Evangelho de João, que afirma continuamente a Divindade de Jesus.

O TEU TRONO, Ó DEUS, É PARA TODO O SEMPRE
Hb 1, 8 – O autor apresenta Jesus superior aos demais profetas, a expressão supracitada, enfatiza a exaltação de Jesus. Seu reino é caracterizado pela equidade, bem como pelo amor por aquilo que é certo e pelo ódio por aquilo que é errado.
Somente Cristo possui tal amor pela justiça e ódio pela iniquidade; Cristo é superior a qualquer ser espiritual.

Eternidade – Is 9, 6 – O profeta Isaias proclama: “ e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”.
Imutabilidade – Hb 13, 8 – Embora os tempos e os lideres mudem, Jesus Cristo não muda; Ele é o mesmo em todas as épocas.
Onipresença – Mt 28, 20 – Quando obedecermos, sentiremos conforto sabendo que Jesus está conosco todos os dias. Isto irá acontecer por meio da presença do Espírito Santo na vida dos crentes.

Onisciência – Jo 2, 23-25 – Jesus disse que não confiava nos discipulos, a razão pela falta de confiança de Jesus é a seguinte: porque a todos conhecia.
Onipotência – Ap 1, 8 – Deus é soberano e está no controle de tudo, a expressão todo poderoso vem do AT, tem a expressão o significado que todo o governo está nas mãos Dele.

UNIÃO DE NATUREZAS

As duas naturezas de Jesus Cristo, a Divina e Humana, são unidas em uma única pessoa.
USO DO NOME: Filho de Deus e Filho do Homem.
Filho de Deus denota a sua natureza Divina e Filho do Homem denota a sua natureza humana. Nossa mente humana não consegui compreender na sua totalidade como as duas naturezas estão interligadas, mas não podemos nega-la e nenhuma justificativa temos para rejeita-la.

OS OFÍCIOS DE CRISTO

Jesus é o mediador entre Deus e os Homens – Um mediador é uma pessoa que se coloca entre duas partes, procurando reconciliar uma a outra.

1 Tm 2, 5; 2 Co 5, 18; Cl 1, 20

Deus vos abençoe

Pr. Charles Fernandes – CIADESCP / CGADB
Bacharel em Teologia, Administração Financeira
Pós-Graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Superior Interdisciplinar

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Julgar ou não?

Mateus 7, 1 “Não julgueis, para que não sejais julgados”

Não podemos usar esta passagem isoladamente descontextualizado, onde muitas pessoas na ignorância o citam, achando que estão corretos em seus conceitos. Caso fosse assim, logo nos tornaríamos ''seres obrigados'' a concordar com tudo, aceitar heresias e mentiras por enganadores e teríamos que ficar calados. Caro leitor, Deus nos chamou para proclamar o evangelho, viver a verdade e denunciar o pecado conforme a Palavra de Deus.

“Não Julgueis” essa palavra não se refere em toda modalidade de julgamento, portanto veja o que Mateus 7, 20 diz: “Portanto, pelos seus frutos os conhecereis”, mas faz alusão diretamente aos julgamento censurador, injusto, que não pode ser justificado ou sem direto de defesa, na realidade é uma advertência acerca severidade da justiça própria.

Jesus estava exatamente se referindo as atitudes dos fariseus que censuravam a todos em tudo, sem reconhecer nenhum defeito neles mesmos. O Apóstolo Paulo faz citações em Romanos 2, 1 “Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo”.

Este tipo de erro ou pecado, encontramos quando nos deixamos ser levados pela leviandade, preconceito, malevolência, ignorância, vaidade humana e egoísmo existentes nos julgamentos desse mundo. Jesus estava querendo nos falar, do espírito, egoísta, cheio de malícia, duro e sem o amor de Deus.

Podemos entender que nosso mestre Jesus estava enfatizando o julgamento que não são originados pelo amor de Deus, tratando apenas pelo egoísmo puro, sem a mínima chance de reconhecerem algo de bom na pessoa criticada, essa atitude seria um grande erro.

“para que não sejais julgados” quem não coloca em prática o amor ao julgar alguém, só pode receber em troca aquilo que realmente insiste em querer dar, quem demonstra o amor na prática, recebe amor, Quem demonstra ódio, receberá ódio. Veja o que está escrito em Romanos 2, 2 “E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem”. A verdade de Deus não são de acordo com as noções éticas dos homens, mas a verdade divina requer algo absoluto e perfeito.

Concluindo, só conseguiremos ser diferente em nossos julgamentos, quando corrigido através da prática da Palavra de Deus em nossas vidas, através da intervenção divina, em uma transformação e regeneração por intermédio do Espírito Santo, com isso teremos o amor de Deus em nossos corações em qualquer atitude ou decisão a ser tomada em relação a outra pessoa.

Deus te abençoe

Pr. Charles Fernandes
Bacharel em Teologia, Administração Financeira
Pós-Graduação em Gestão e Metodologia do Ensino Superior Interdisciplinar